quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Charges brasileiras sobre a Segunda Guerra Mundial.


A palavra charge vem do francês e significa carga. No jornalismo se refere a uma carga contra um adversário. A charge ou caricatura- se preferirmos usar o termo em português- é uma crítica bem humorada, onde o autor critica ou ataca pessoas, instituições e situações da vida social e política. Para conseguir o efeito desejado, ou seja, fazer rir, o chargista faz questão de representar seus personagens com feições e características físicas exageradas, tendendo ao ridículo.
José  Carlos de Brito e Cunha
 José Carlos de Brito e Cunha, conhecido como José Carlos, (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1884 — Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1950) foi um chargista, ilustrador e designer gráfico. J. Carlos também fez esculturas, foi autor de teatro de revista, letrista de samba.
Algumas das charges do chargista J Carlos sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.                                      
Esta charge de J Carlos publicada na revista CARETA em dezembro de 1944, quando a FEB lutava nos campos da Itália contra as forças nazistas. demostrando como os nossos pracinhas ao lado da sua bravura conservavam aquele espírito humano algo ingênuo , tipicamente brasileiro sempre ligado  as emoções do futebol.
A charge de J Carlos na capa da revista CARETA representando a ofensiva dos aliados, em junho de 1944 que determinou o desfecho da Segunda Guerra Mundial.
Belmonte na Segunda Guerra Mundial.
Belmonte, pseudônimo de Benedito Bastos Barreto (1896-1947), foi caricaturista, cartunista, ilustrador, cronista, romancista e, inclusive, pesquisador da história de São Paulo. Seus trabalhos foram publicados nos jornais Folha da Noite e Folha da Manhã, e nas revistas Careta, Fon-Fon! e O Cruzeiro. Benedito Carneiro Bastos Barreto nasceu em São Paulo, no ano de 1896. De família pobre, Belmonte tinha desde pequeno um talento que acabou por colocá-lo indubitavelmente no rol dos grandes desenhistas do Brasil em todos os tempos. Apesar de atuar em diversas áreas, como a pintura, jornalismo, crônica e ilustrações (entre outras) acabou mesmo tendo sua imagem associada à caricatura. Foi assim que criticou o Estado Novo de Vargas e acabou censurado pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), e foi assim, também, que sua obra correu o mundo, em especial na época da Segunda Guerra Mundial.As charges referentes à Segunda Guerra Mundial foram reunidas no livro Caricatura dos Tempos publicado após o falecimento de Belmonte em consequência de tuberculose. A obra foi republicada pela Editora Melhoramentos em 1982.
As críticas de Belmonte ao nazismo mereceram atém mesmo críticas inflamadas de Goebbels em suas transmissões radiofônicas, que alegava contundentemente que o brasileiro estava sendo pago por ingleses e norte-americanos. Certamente a maior reconhecimento que poderia acontecer. Abaixo uma super postagem com algumas caricaturas de Belmonte na tendo em foca a Segunda Guerra Mundial.


O rei Carol - Não avance! Saiba que estamos sob a proteção das grandes democracias!
Hitler - Não tem importância. Eu também estou... 
Crítica direta a política de anexação de territórios levada a cabo por Hitler e que irá culminar com a invasão da Polônia, dando início a Segunda Guerra Mundial. Repare na ironia à Política de Apaziguamento, onde as potências européias relutavam em enfrentar a ameaça nazista.

A imagem, publicada antes de Hitler invadir a Polônia já antecipava os possíveis acontecimentos. Dantzig, outrora cidade alemã, foi incorporada ao território Polonês no final da Primeira Guerra Mundial. Hitler, contudo, achava que por direito, a cidade pertencia a Alemanha, fazendo parte do propagada "espaço vital alemão".
- Há muito tempo que o Sr. está aí incomodando minha afilhada! Falemos claro: as suas intenções são boas?
- Não senhos!
- Ah! Bom! Pensei que as suas intenções não eram boas...
Outra referência a política de não-enfrentamento, principalmente por parte dos franceses e ingleses, que evitam e fazem concessões absurdas para tentar aplacar a voracidade nazista. 

"Estejam sob que mãos estiverem, a Alemanha tem direito a todas as suas antigas colônias".
Ainda em 1938, Belmonte já sinalizava para um desfecho nada positivo em relação a expansão nazista. É possível que as potências aliadas ainda tivessem a sonho de um enfrentamento entre nazistas e socialistas, o que não se efetivou.

Matéria sobre Belmonte na Segunda Guerra Mundial - Blog Inago História.
Mais charges de Belmonte
A hora do banquete
  Para esta charge Belmonte encontrou inspiração no romance a Viagens de Gulliver, nela aparecem um Hitler gigantesco (Gulliver) deitado sobre o mapa da Europa (Liliput), referência ao lugar povoado por habitantes minúsculos que Gulliver conseguiu alcançar a nado depois de naufragar.Ao analizar esta charge preste atenção no local onde esta o calcanhar de Hitler.
 Facinação de Belmonte
Pacto de não agressão e Invasão da Polônia

         Charge publicada na revista "Vamos ler ", de 1942.  
Charge politica de Getúlio Vargas
(Segunda Guerra Mundial) 
      
 Charge internacional onde a FEB combateu
Uma charge (internacional) onde a FEB atuou onde a população estava dividida e acuada pelos alemães.
Eu sou eu minha circunstância(Blog)
História Profº Tiago Vidal (Blog)
Francisco Miranda (Blog)
Portal FEB (facebook)
blog Jornal do Porão
Ensinando História(Joelza Ester Domingues)

3 comentários: