terça-feira, 7 de março de 2023

Expedicionário Mário Lemos Ferraz.

 

Mário Lemos Ferraz, filho do casal Ezidoro Lemos da Silva e Maria Ferraz da Silva, Mário Lemos Ferraz nasceu em Barretos em 30 de Maio de 1921.
Aos 24 anos (incompletos), ao regularizar a sua documentação para o casamento com a Sra. Nair de Oliveira Lemos foi convocado pelo Exército Brasileiro para lutar na Segunda Grande Guerra Mundial.
Recebeu treinamento em São João Del Rey por um período aproximado de 08 meses.
Com extremo bom humor, Mario contava que simulou uma alergia cutânea para poder vir a Barretos, antes da viagem rumo à Itália, para se casar com a Sra. Nair, pois, desejava deixa-la amparada caso lhe acontecesse algo trágico.
Em 22 de setembro de 1944 partiu do Rio de Janeiro embarcando junto com o 2º escalão para o norte da Itália, onde lutou em Monte Castelo, Montese e Gaba. Na Itália foi municiador do 11º Regimento de Infantaria em substituição a um soldado ferido no front. 
Numa manhã de domingo, aos 15 dias de abril de 1945, foi ferido no antebraço esquerdo por estilhaços de uma granada, recebeu tratamento médico em um Hospital militar em Livorno.
Permaneceu na Itália até meados de 1945.
Foi casado com Nair de Oliveira Lemos, teve 8 filhos: Mário Lemos Ferraz Jr., Paulo de Oliveira Lemos, João de Oliveira Lemos, Aparecida Lemos Macedo, Marly de Oliveira Lemos, Maria Inês Lemos Pinto, Marlene de Oliveira Lemos Borges e Magali de Oliveira Lemos.
As cicatrizes no corpo e na alma ainda eram visíveis e traziam muitas lembranças daqueles dias de conflito e terror mesmo depois de décadas.
Faleceu em 10 de  julho de 2018 aos 97 anos.

Fontes:
Marcos Paulo Torres 
Elisete Greve Tedesco 
Fabricio Lemos 
Histórias e memórias sobre Barretos 
Site Força Expedicionária Brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário