segunda-feira, 9 de maio de 2022

Homenagem ao Expedicionário Severino Gomes de Souza - F.E.B

"Severino Gomes de Souza nasceu aos 5 de agosto de 1924 no município de Baixa Verde (atual João Câmara) – estado do Rio Grande do Norte.  Depois de um breve período em Macaíba, mudou-se para Natal e estudou no tradicional colégio Atheneu. Curiosamente o Atheneu ficava vizinho a um batalhão do exército onde, segundo ele, “fez somente pular o muro e se apresentou às forças armadas” no ano de 1941. Logo promovido à cabo e subsequentemente à terceiro sargento, acompanhou bem de perto o frisson do desenrolar na Guerra na cidade que possuía Parnamirim Field – maior base aérea militar americana fora dos Estados Unidos. Souza pôde patrulhar algumas praias natalenses quando veio o rompimento das relações do Brasil com os países do Eixo. Souza voluntariou-se à fazer parte da Força Expedicionária Brasileira com veemência patriótica. Nascia ali um dos grandes combatentes que a FEB pode assistir."

Embarcou para a Itália no dia 22 de setembro de 1944. Tais como são os relatos de outros febianos, a imagem que viu o assombrou no porto de Nápoles, mas algo dentro daquele jovem o movia mais forte que a “paura” que invadia. Esteve presente na tentativa frustrada ao ataque de Monte Castelo dia 29/11/1944 na ocasião de seu batismo de fogo. Dia este que guarda histórias incrivelmente traumáticas. Atuou firmemente na linha de frente de infantaria no dia da grande vitória da FEB, a tomada de Monte Castelo em 21/02/1945.

Tendo passado breve período no Rio Grande do Sul, transferiu-se para o Recife onde passara mais de cinquenta anos, quando enfim retornara para o Rio Grande do Norte, onde vive atualmente como capitão reformado do exército. Desde muito menino demonstrou grande interesse pelos livros e incrível habilidade na articulação das palavras, sendo posteriormente exímio palestrante no âmbito militar e civil.
Colaborador: Luiz Gustavo – Baixista e vocalista da Banda Mr.Music; estudante de História Licenciatura.
Portal FEB

2 comentários: