segunda-feira, 19 de junho de 2017

Livreto O FEBIANO - Monumento Brasileiro de Pistoia

Livreto O FEBIANO, órgão divulgador da ANVFEB, numero 38 de julho de 1970.
Ilustrando a capa deste numero a fotografia antiga do Monumento Brasileiro de Pistoia  ma Itália, construído em 1966, no local do ex Cemitério Brasileiro de Pistoia, onde foram sepultados os nossos patrícios tombados no campo de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Anos após a transladação dos restos mortais de nossos heróis, para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, então Presidente da Republica, determinou a construção naquele local do artístico monumento.
O espirito patriótico, o interesse e a colaboração do Exmo Sr. Dr.FRANCISCO D' ALAMO LOUSADA, então Embaixador do Brasil na Itália, muito contribuiu para a realização da obra.
Diante da siginificação histórica da participação dos veteranos de guerra do Brasil, nas solenidades comemorativas do 25 anos do término da Segunda Guerra, em terras da Europa.
Este numero do "O febiano", alem das varias homenagens e comemorações em terras italianas, também os de Paris no 25 aniversario da Vitoria e da Paz, 26
 dos nossos ex combatentes desfilaram marchando com suas boinas azuis, o distintivo da cobra fumando e a flâmula da FEB, arrancando aplausos das multidões.
O grande contingente de ex combatentes franceses e o grupo brasileiro, tendo a frente o veterano Juarez, representante da AVFEB, passou sob o Arco do Triunfo prestando continência ao Exmo .Sr. Presidente George Pompidou.
Continuando o desfile pela Avenida Campos Elísios, sempre sob aplausos prestou nova continência, desta vez a bandeira do Brasil que tremulava no mastro do consulado brasileiro.

Este histórico livreto"O Febiano" foi uma doação do amigo Antônio Cláudio Lousada neto do Exmo Sr. Dr.FRANCISCO D' ALAMO LOUSADA, então Embaixador do Brasil na Itália.
(acervo O Resgate FEB)
Carta do Embaixador FRANCISCO D' ALAMO LOUSADA para o Sr. Roberto Cardoso (diretor responsável da revista O Febiano)
(clique na foto para ampliar)
O Resgate FEB

2 comentários:

  1. Bela matéria referente a PISTÓIA - ITÁLIA, feita pelo " O Resgate Força Expedicionária Brasileira ", sinto-me honrado de ter colaborado com alguns materiais, sabendo que seria ser apreciado e valorizado pelo meu caro Henrique Moura, uma forma de reconhecer o esforço de meu avô Embaixador FRANCISCO D' ALAMO LOUSADA, para perpetuar a memória dos FEBIANOS Mortos bravamente em combate na Itália. Mui Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a força e a colaboração na trajetória do O Resgate FEB.A cobra continua fumando.....

      Excluir