sexta-feira, 4 de julho de 2014

Homenagens de times de futebol a F.E.B

Uma interessante pesquisa sobre times de futebol espalhados pelo Brasil onde a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi o motivo de sua fundação onde seus fundadores e atletas fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira.
Quem souber de times que foram fundados em homenagens a FEB por gentileza comunicar.
obrigado
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana - Porto Alegre - RS
Origem
A origem, o ponto de partida do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana remonta, pode-se dizer, a algum tempo antes de sua fundação. Segundo relato do tenente Orestes Garcia Antonelli, funcionava em Porto Alegre, na década de 40, o Centro de Instrução de Transmissões Regional, o CITR,
Era o início, embora não-oficial, de um grêmio esportivo que tinha por finalidade reunir os radiotelegrafistas do Exército, sediados em Porto Alegre, bem como cabos e sargentos que integravam os cursos B1 e B2 do CITR.
Mais tarde, em 12 de fevereiro de 1947, reunidos em Assembléia Geral numa sala cedida pela chefia, alguns desses militares que serviam no Serviço de Transmissões Regional/3, hoje extinto, fundariam a agremiação denominada Grêmio Esportivo S. T. R. que viria, posteriormente, a se constituir na sólida organização que é hoje o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. 
O Patrono
Geraldo Sant'Ana nasceu em Piranga, no estado de Minas Gerais, no dia 16 de agosto de 1918. Era filho de Jeremias Valeriano Sant' Ana e de Maria Braz Sant'Ana.
Não há registro oficial a respeito de sua incorporação ao Exército Brasileiro. Na graduação de cabo e servindo no 10° Batalhão de Caçadores
14 de setembro de 1943, foi incluído no Quadro de Radiotelegrafistas do Exército - QRE, sendo classificado na Escola de Transmissões do Exército, onde já se encontrava. Foi designado como monitor da referida Escola.
Em 16 de março de 1944, aos 25 anos de idade, casou-se com Eliza Cruz
artilharia inimiga encerrar para sempre a carreira do seu pai. O sargento Geraldo Sant'Ana morreu à zero hora do dia 2 de março de 1945, quando exercia suas funções de radiotelegrafista no Quartel General Avançado da 1ª DIE, vítima do desabamento do prédio onde se encontrava e que foi atingido pelas bombas inimigas.
Morreu em Porreta Terme, nas operações de guerra do vale do Rio Reno, na Itália, no cumprimento do dever, conforme comunicação oficial enviada à sua esposa pelo General João Batista Mascarenhas de Morais, Comandante do 1° Escalão da FEB e da lª Divisão de Infantaria Expedicionária. Foi o primeiro radiotelegrafista brasileiro a tombar nos campos de batalha italianos. Foi sepultado no Cemitério Militar Brasileiro em Pistóia, na Itália, na Quadra "A", fileira n° 2, sepultura n° 142, Lenho Provisório.
No Brasil e depositados no Mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no aterro da Glória, no Rio de Janeiro. Ã Geraldo Sant'Ana coube o jazigo n° 39, na Quadra "L".
Geraldo Sant'Ana recebeu as seguintes condecorações, todas "post-mortem" :
MEDALHA DE GUERRA: Por ter cooperado no esforço de guerra do Brasil.
MEDALHA DE CAMPANHA: Por ter, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, participado de operações de guerra na Itália.
CRUZ DE COMBATE: Em razão de sua morte durante ação de feito excepcional na Campanha da Itália.
MEDALHA SANGUE DO BRASIL: Por ter sido ferido e morto, na localidade de Porreta-Terme, na Itália, no dia 2 de março de 1945.
Pesquisa: "Geraldo Santana - Sua história e sua gente" Eni Melero e José Melero
Clube Atlético Montese - São Miguel D`Oeste-SC

Criado em 1953, o nome Clube Atlético Montese foi em homenagem aos expedicionários brasileiros, pelos feitos em campo de batalha na Europa, durante a Segunda Grande Guerra.
Repare a cobra enrolada na letra A
Pesquisa : História do Futebol- Final
Senta a Pua Futebol Clube - Castelo - ES
O Senta a Pua Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Castelo, no Espírito Santo.Não tenho outras informações sobre o time capixaba.
Pesquisa:História do Futebol-Final.
 Expedicionário Futebol Clube - Minas Gerais
Terminada a II Guerra Mundial, o Antônio Argamim de Freitas(Totonho do Sobico), que fora sargento na guerra, funda, em maio de 1946, o Expedicionário Futebol Clube (“Expedicionário”, assim mesmo, no singular), cujo escudo era uma “cobra fumando”, emblema da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O primeiro jogo do Expedicionário foi contra um time de São João del-Rei, tendo o Expedicionário vencido por 6x1. A formação do Expedicionário nessa partida foi a seguinte: Geraldo Jaguaré, Ari Freitas e Basílio (trio final); Zé Tiana, Totonho do Sobico e Geraldinho Jacaré (trio médio) e no ataque, Geraldo Chaves, Zé Campos, Godô do Elizeu, Zé Antônio Rocha Coelho e Aderson (o “São” do Chico Canela).Em seus primeiros anos de vida o Expedicionário nunca teve uma diretoria, pelo menos até a transferência para Belo Horizonte do Totonho do Sobico, nosso querido Antônio Argamim de Freitas, seu fundador e líder.Ativo ate hoje.
Pesquisa:Jornal das Lajes.
Montese (futsal) - Santa Rosa-RS
O excelente desempenho dos pracinhas da FEB na tomada de Montese na Itália, deu nome ao clube dos sargentos de Santa Rosa.Penso ter sido no 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, numa quadra improvisada, de terra, revestida de cascalho, que era varrido para os jogos, aconteceram as primeiras partidas de futebol de salão na nossa terra.
Montese  - Luiz Augusto Pereira – Presidente, Airton, Saul Liberalli,
Juarez, Soares, Orlando e  Alberto Volkmar Christensen (Técnico). Cleo Palmeira, Pydd, Romalino e Júlio.
Pesquisa: blog Juventus Atlético Clube
Clube Atlético Expedicionarios - Franco da Rocha - SP
Fundado em 24 de julho de 1942
O escudo com A Cobra Fumando da FEB
Pesquisa:História do Futebol
Grêmio Desportivo dos Combatentes - Belém - PA
Nome anterior:Ex Combatentes
História:
Foi fundado em 24 de fevereiro de 1959 e sucedeu a Associação dos Ex Combatentes do Brasil (fundada em 1951), o Combatentes disputou o campeonato Paraense de Futebol Profissional a partir de 1951 até a temporada de 1973,Em 1988 encerrou o campeonato em terceiro lugar,Tudo indica continua ativo.Tem o apelido de Carcará e tinha o nome anterior de EX COMBATENTES.
Pesquisa:blog Futebol Nacional
Associação dos Ex-Combatentes do Brasil


Em 1945, após a 2a Guerra Mundial, os nossos soldados-heróis da FEB / Força Expedicionária Brasileira, que retornaram vitoriosos a nossa Pátria, em torno de 25 mil soldados sobreviventes, sentiram a necessidade de unirem forças e se organizarem para amparar e representar perante o governo e a sociedade, e assim fundaram a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, com secções estaduais, sendo seus sócios oriundos do Exercito, Marinha e Aeronáutica.
Na Secção do Pará, “Os Pracinhas” organizaram um time de futebol profissional competitivo, que disputou o campeonato paraense da 1a divisão de 1951 a 1958, como o nome da própria Associação dos Ex-Combatentes do Brasil.

Contribuição: César Ataíde Figueira Torres.
Time de futebol dos Veteranos – Bairro Caiçara (Belo Horizonte)
"Ainda pesquisando"
Matéria O Resgate FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário