sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sargento da F.E.B Severino Francisco de Oliveira

No dia 8 de maio de 2013 onde comemorou o DIA DA VITORIA dos aliados na Segunda Guerra Mundial tive a honra de acompanhar desde o inicio da solenidade e passar uma hora do seu lado enquanto esperava sua esposa, sempre muito alegre de uma memória fantástica e muito espirituoso. Sobre a guerra relatou os horrores. E natural de Natal (Rio Grande do Norte) onde serviu com os americanos na Base de Panamerim antes de embarcar como sargento no 1º escalão.Reparei alem das varias medalhas tinha a Sangue do Brasil Cruz de Combate prata, relatou como era a base com os americanos em Natal. Sabia ainda como utilizar os armamentos expostos no BGP.O nome deste herói e SEVERINO FRANCISCO DE OLIVEIRA uma simpatia e um carisma muito grande. BRAVO SOLDADO DA FEB, SALVE....
Mossa homenagem e agradecimento

Severino no Dia da Vitoria de 2013 em Brasilia 
O Veterano Severino Francisco de Oliveira, hoje com  93 anos, traz viva na lembrança a madrugada gelada do dia 21 de fevereiro de 1945.  Era 2º sargento da 1ª Divisão de Infantaria da FEB. Fazia 15 graus Celsius negativos na base do Monte Castelo, na Itália. Ele esperava havia duas semanas por uma ordem do V Exército dos Estados Unidos para participar de mais uma ofensiva contra a linha de fogo do inimigo no topo do monte. Nas tentativas anteriores 190 brasileiros haviam morrido sem sequer chegar à metade da elevação.O Exército brasileiro foi vitorioso! Esse notável senhor é dono de fala fluente  e curiosa redação, trazendo significativo  dom  para enaltecer os feitos de seus companheiros em suas despedidas desse mundo.
Foto do acampamento em Francolise-Itália. Severino está ao centro entre os companheiros: João Emídio e Luiz, Eleutério. 
 Estudioso, espiritualista, usa o esperanto para comunicar belas oratórias ao seleto grupo de “campanha”.
 Permanece apaixonado pela vida, tanto que não temeu  aos  80 anos  viver uma nova história de amor, após sua viuvez.
Honra merecida
O reconhecimento e o carisma chamaram atenção  das alumas do Colégio Militar de Brasília onde ficaram bons minutos atento ao que falava.
Foto Henrique Moura
O Resgate FEB

2 comentários: