segunda-feira, 29 de abril de 2013

Rádio de Berlim falava aos brasileiros da F.E.B na Itália.



"Estávamos em Gaggio Montano, aos pés do Monte Castelo, que ainda se encontrava em poder dos alemães. A temperatura era de -18°C e a neve de oitenta centímetros de altura. Eram meses sem notícias de casa e sem esperança de voltar ao Brasil. Imobilizados pelas condições climáticas, ouvíamos rádio. As dez horas da manhã transmitia-se a música "Luar do Sertão", na rádio Berlim. Após os locutores (um tenente brasileiro desertor e uma mulher catarinense, filha de alemães) falavam aos brasileiros:
— Bom dia, brasileiros! Vocês estão aqui para ganhar 105 dólares. Fiquem sabendo que, neste momento, suas filhas, noivas e esposas, estão nos braços dos americanos, em Copacabana, ou nas suas camas. Fiquem sabendo que nenhum de vocês voltará, pois aquele que resistir ao inverno, não resistirá às balas dos soldados do glorioso exército de nosso Hitler.
E emendavam, mandando um aviso aos soldados alemães:
— Atenção, soldados do III Reich: Aqui estão os brasileiros, portadores de armas perigosíssimas, tais como a sífilis e a tuberculose.
Terminada a guerra, foram presos pelas tropas russas e entregues às autoridades brasileiras, visto ser o Brasil aliado, para julgamento. Os traidores foram condenados a 30 anos de prisão. Porém, passado pouco tempo, o Presidente Eurico Dutra entrou de licença assumindo o seu vice, Nereu Ramos. Um de seus primeiros decretos foi anistiar os dois.
"
Depoimento
Veterano João Batista Moreira, Ex-Combatente da FEB, 2ª Guerra Mundial.


Matéria da ANVFEB sessão BH

2 comentários:

  1. Nossa tradição é de não preservar nossa história e de anistiar criminosos. Até quando?

    ResponderExcluir
  2. Ola,concordo plenamente Francisco.Obrigado pela visita
    abração

    ResponderExcluir