quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DIA DO SOLDADO - Homenagem aos soldados da F.E.B.

Dia 25 de Agosto se comemora o Dia do Soldado. Não apenas nos quartéis, mas no coração do povo brasileiro,faço esta homenagem a todos os soldados da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA que com heróismo, coragem,competência desenharam a mais bela pagina de nossa história. Dedico aos pracinhas da minha terra querida Curvelo (MG) estes brasileiros intregos que orgulhosamente honraram em terras distantes com suas vidas toda uma nação e o mundo.Tradicionalmente o brasileiro é taxado de ter a memória curta, isso quer dizer que lhe é peculiar o pouco interesse no passado de seu país. Em vários aspectos discordamos dessa posição, contudo existem características no Brasil que nos arremata para esse tipo de pensamento, e uma delas é a FEB. Isso mesmo, a Força Expedicionária Brasileira é um assunto pouco expressado no meio acadêmico, a participação brasileira no conflito mundial de 39 a 45 é um grande território de estudo para as diversas universidades do país,  muito embora o tema seja pouco valorizado, as obras e estudos que têm como área de pesquisa a mobilização, atuação, resultados e desmobilização da Força Expedicionária Brasileira são de pouquíssimos autores em comparação a outros períodos da história brasileira. Nesse cenário, a memória dos que combateram no Teatro de Operações Europeu ficou sob a responsabilidade dos filhos, netos e bisnetos dos ex-combatentes que têm lutado com a mesma garra de seus antepassados para manter viva a honra que esses combatentes conseguiram nos campos de batalha italianos. Nessa “guerra” injusta contra a ignorância histórica, o trabalho se torna mais difícil com o passar dos anos e, quando os ex-combatentes nos deixarem, as Associações estarão fadadas ao esquecimento se não houver um mudança de atitude no trato com a memória desses homens que viram a guerra, e voltaram sob a gloria da vitória para o país, mas também destinados ao abandono do governo que os enviou. 

  Heróis brasileiros filhos de Curvelo
Eurípedes Ribeiro Guimarães
Tenente Pedro Rodrigues praça na Itália.
Hoje aos 89 anos Tenente Pedro Rodrigues.
Tenente Mariano Fernandes da Silva
Tenente Lucerio Ribeiro Guimarães
Tenente Geraldo Ribeiro Guimaães
Tenente José Felix da Rocha.(Bajojo)
Tenente Quirino Henrique de Freitas.
Padioleiro
Tenente Raimundo Olavo.(colete preto)

Texto: " RUI LOPES RIBEIRO – 2º Tenente (dentista) – Filho de Raymundo Lopes Ribeiro e de D. Idalina Cardoso Lopes Ribeiro, nasceu em Curvelo-MG, no dia 08 de fevereiro de 1912. Formado em Odontologia pela Faculdade Nacional de Medicina, onde estava matriculado no 1º ano médico – Faleceu em 15 de abril de 1945 no 16º Hospital de Evacuação, em Pistóia, vítima dos ferimentos recebidos em Montese no dia 14, por ação do inimigo. Deixou viúva Adahyl Bastos Lopes e uma filhinha Adahyl nascida em 11 de março de 1945. O Boletim Interno nº 127, de 10 de maio de 1945, do Regimento Tiradentes, na Itália, publicou o seguinte elogia, em sua 3ª Parte, Item III: “” Atuação destacada dos elementos 1/11º R.I. na jornada de 14 de abril, dia de fausto para os anais do 1/11º R.I., focalizo o nome de todos os oficiais e praças deste Batalhão, pelo patriotismo com que desempenharam as suas missões, ressaltado, no entanto, os nomes abaixo daqueles que julgo, numa primeira visão, merecedores de citações e recomendações: 2º Tenente Dr. RUY LOPES RIBEIRO – morto em ação quando atendia aos feridos do Batalhão nas encostas de Montaurígola. Embora não fosse de sua missão, atendendo ao grande numero de feridos e as dificuldades para prestar rápidos socorros aos mesmos, ofereceu-se espontaneamente ao Chefe do S.,S. para cooperar com os conhecimentos de medicina que possuía. Sem titubear, num destacado gesto de heroísmo, o Tenente Ruy Lopes Ribeiro deu uma demonstração de coragem à toda prova, sucumbindo heroicamente no campo de luta. É com orgulho que o 1º Batalhão reverencia o Tenente Ruy que integra o quadro já números dos que tombaram no campo de batalha, cumprindo nobremente o seu dever. Indicado o seu nome para as altas condecorações de guerra, aproveita este Comando para propor a promoção do Tenente Ruy por atos de bravura. a) Delmiro Pereira de Andrade – Coronel Comandante – Agraciado com as Medalhas de Campnha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 1ª Classe.”  
  
 A Galeria de Heróis é uma homenagem prestada aos excombatentes curvelanos, pelo  TIRO DE GUERRA 04/029-Curvelo/MG em 25/08/2010. Alusiva ao DIA DA VITÓRIA, foi orgnizada sob a chefia do SUB TENENTE MACENA, em sua inauguração, ocorrida em 06/05/2010 contou com a presença do TENENTE PEDRO RODRIGUES e do TENENTE RAIMUNDO.                                                                                      

Um comentário:

  1. Uma homenagem merecida a estes nbravos herois brasileiros.

    Valeu!

    Abraço

    ResponderExcluir