Páginas

terça-feira, 21 de março de 2023

Capelão da Força Expedicionária Brasileira Francisco Elói de Oliveira.

Francisco Elói de Oliveira, nasceu em 19 de novembro de 1915 em São Tiago, Minas Gerais.
De família humilde e numerosa, seus Pais, José Pedro de Oliveira e Dª Julia de Sena, tiveram sete filhos. Isabel, Francisco, José, Maria, Milia, Cecilia, e Conceição.
Trabalhador e atencioso, Francisco  depois das aulas buscava lenha e esterco para uso da família e vizinhos. Sempre fazia suas tarefas escolares com o livro de catecismo ao lado.
Desde cedo manifestou firme desejo de ser padre, quando servia de coroinha na Igreja Matriz de sua terra natal. Nessa mesma época recebeu sua primeira Eucaristia, em outubro de 1925, das mãos do Padre Francisco Ferreira.
O tempo foi passando e a vocação amadurecendo. Após concluir o primário, vai para o seminário em Belo Horizonte, leva consigo as poucas roupas que possuía, e o primeiro único par de botinas que tinha ganhado na ocasião. Com dificuldades financeiras, sacrificava suas férias no seminário para vender jornais nas fazendas da região.
No ano de 1931, foi ao encontro do seu anseio vocacional, ingressando no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, para cursar e concluir os seus estudos. No mesmo Seminário recebeu as ordens menores (ou ministérios) e, em março de 1940, foi ordenado diácono.
Aos 20 dias de outubro de 1940, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, foi ordenado sacerdote, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Antônio dos Santos Cabral.
Sua primeira missa foi celebrada no Seminário onde realizou os seus primeiros estudos. Uma semana depois, a saudade o trouxe a São Tiago para celebrar a Santa Missa; recebeu calorosa acolhida e homenagens por parte de seus conterrâneos em solene co-celebração eucarística.
A primeira paróquia em que exerceu suas primícias sacerdotais foi a de Santo Antônio, em Rio Acima, onde exerceu serviços pastorais no ano de 1941; logo após, esteve na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Passa Tempo (1942 a 1944).
(Celebrando o fim da guerra en território  europeu.)
Serviu a Deus em diversas paróquias até chegar na paróquia do distrito de Morro do Ferro em Passa Tempo, Minas Gerais, onde foi convocado para servir na FEB. Com 29 anos, Francisco Elói, foi para Itália junto com o 3º terceiro escalão. 
Na viagem realizou algumas missas a bordo. De setembro de 1944 a maio de 1945, ele se desdobrou nos sofridos e gélidos montes italianos, para levar a palavra de Deus e o conforto aos pracinhas.
Ao voltar da segunda guerra continuou com servindo a Deus em diversas paróquias por muitos anos.
Faleceu em 5 de agosto de 2003 com 87 anos.
Fontes: 
Marcus Santiago 
Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago 
Memórias de São Tiago - Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago 
Márcia Matos Galo 
Saite Força Expedicionária Brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário