Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2023

Pim do 5° Exército USA

Pim do perido da guerra do Quinto Exército dos Estados Unidos foi uma das principais formações do exército USA no Mediterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial. Comandado pelo General Mark Clark, com a FEB lutaram juntas na Itália. 

(acervo O Resgate FEB)
(Clique na foto para ampliar)

terça-feira, 21 de março de 2023

Capelão da Força Expedicionária Brasileira Francisco Elói de Oliveira.

Francisco Elói de Oliveira, nasceu em 19 de novembro de 1915 em São Tiago, Minas Gerais.
De família humilde e numerosa, seus Pais, José Pedro de Oliveira e Dª Julia de Sena, tiveram sete filhos. Isabel, Francisco, José, Maria, Milia, Cecilia, e Conceição.
Trabalhador e atencioso, Francisco  depois das aulas buscava lenha e esterco para uso da família e vizinhos. Sempre fazia suas tarefas escolares com o livro de catecismo ao lado.
Desde cedo manifestou firme desejo de ser padre, quando servia de coroinha na Igreja Matriz de sua terra natal. Nessa mesma época recebeu sua primeira Eucaristia, em outubro de 1925, das mãos do Padre Francisco Ferreira.
O tempo foi passando e a vocação amadurecendo. Após concluir o primário, vai para o seminário em Belo Horizonte, leva consigo as poucas roupas que possuía, e o primeiro único par de botinas que tinha ganhado na ocasião. Com dificuldades financeiras, sacrificava suas férias no seminário para vender jornais nas fazendas da região.
No ano de 1931, foi ao encontro do seu anseio vocacional, ingressando no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, para cursar e concluir os seus estudos. No mesmo Seminário recebeu as ordens menores (ou ministérios) e, em março de 1940, foi ordenado diácono.
Aos 20 dias de outubro de 1940, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, foi ordenado sacerdote, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Antônio dos Santos Cabral.
Sua primeira missa foi celebrada no Seminário onde realizou os seus primeiros estudos. Uma semana depois, a saudade o trouxe a São Tiago para celebrar a Santa Missa; recebeu calorosa acolhida e homenagens por parte de seus conterrâneos em solene co-celebração eucarística.
A primeira paróquia em que exerceu suas primícias sacerdotais foi a de Santo Antônio, em Rio Acima, onde exerceu serviços pastorais no ano de 1941; logo após, esteve na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Passa Tempo (1942 a 1944).
(Celebrando o fim da guerra en território  europeu.)
Serviu a Deus em diversas paróquias até chegar na paróquia do distrito de Morro do Ferro em Passa Tempo, Minas Gerais, onde foi convocado para servir na FEB. Com 29 anos, Francisco Elói, foi para Itália junto com o 3º terceiro escalão. 
Na viagem realizou algumas missas a bordo. De setembro de 1944 a maio de 1945, ele se desdobrou nos sofridos e gélidos montes italianos, para levar a palavra de Deus e o conforto aos pracinhas.
Ao voltar da segunda guerra continuou com servindo a Deus em diversas paróquias por muitos anos.
Faleceu em 5 de agosto de 2003 com 87 anos.
Fontes: 
Marcus Santiago 
Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago 
Memórias de São Tiago - Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago 
Márcia Matos Galo 
Saite Força Expedicionária Brasileira. 

terça-feira, 14 de março de 2023

Lago do Como 1945.

Foto de maio de 1945 de um expedicionário no norte da Itália no Lago de Como é um dos lugares mais bonitos da Italia, com descrição aos seus parentes do seu passeio.

(acervo O Resgate FEB) 

(clique na foto para ampliar)

terça-feira, 7 de março de 2023

Expedicionário Mário Lemos Ferraz.

 

Mário Lemos Ferraz, filho do casal Ezidoro Lemos da Silva e Maria Ferraz da Silva, Mário Lemos Ferraz nasceu em Barretos em 30 de Maio de 1921.
Aos 24 anos (incompletos), ao regularizar a sua documentação para o casamento com a Sra. Nair de Oliveira Lemos foi convocado pelo Exército Brasileiro para lutar na Segunda Grande Guerra Mundial.
Recebeu treinamento em São João Del Rey por um período aproximado de 08 meses.
Com extremo bom humor, Mario contava que simulou uma alergia cutânea para poder vir a Barretos, antes da viagem rumo à Itália, para se casar com a Sra. Nair, pois, desejava deixa-la amparada caso lhe acontecesse algo trágico.
Em 22 de setembro de 1944 partiu do Rio de Janeiro embarcando junto com o 2º escalão para o norte da Itália, onde lutou em Monte Castelo, Montese e Gaba. Na Itália foi municiador do 11º Regimento de Infantaria em substituição a um soldado ferido no front. 
Numa manhã de domingo, aos 15 dias de abril de 1945, foi ferido no antebraço esquerdo por estilhaços de uma granada, recebeu tratamento médico em um Hospital militar em Livorno.
Permaneceu na Itália até meados de 1945.
Foi casado com Nair de Oliveira Lemos, teve 8 filhos: Mário Lemos Ferraz Jr., Paulo de Oliveira Lemos, João de Oliveira Lemos, Aparecida Lemos Macedo, Marly de Oliveira Lemos, Maria Inês Lemos Pinto, Marlene de Oliveira Lemos Borges e Magali de Oliveira Lemos.
As cicatrizes no corpo e na alma ainda eram visíveis e traziam muitas lembranças daqueles dias de conflito e terror mesmo depois de décadas.
Faleceu em 10 de  julho de 2018 aos 97 anos.

Fontes:
Marcos Paulo Torres 
Elisete Greve Tedesco 
Fabricio Lemos 
Histórias e memórias sobre Barretos 
Site Força Expedicionária Brasileira.