SS Mariposa foi projetado para o serviço no Oceano Pacífico, incluindo paradas regulares em portos ao longo da costa oeste dos Estados Unidos , Havaí , Samoa , Fiji , Nova Zelândia e Austrália . Sua viagem inaugural começou em 16 de janeiro de 1932, na cidade de Nova York, onde ela navegou para Havana , transitou o Canal do Panamá e atracou no Porto de Los Angeles antes de continuar a visitar mais dez países do Pacífico sul e oeste.
Serviço de guerra
Na Segunda Guerra Mundial, ela operou sob a Administração de Expedição de Guerra com alocação e estreita associação com o Exército dos EUA, embora não oficialmente um Transporte do Exército dos EUA (USAT), servindo como um transportador de tropas rápido, trazendo suprimentos a forças de apoio a países distantes, bem como resgatar pessoas em países estrangeiros no início da guerra.Mariposa, com a capacidade de tropa designada pela Marinha de 4.165 pessoas e velocidade de 20,5 nós, foi um dos transportes mais rápidos e um dos maiores "Monstro", geralmente navegado sem escolta.SS Mariposa em março de 1944 |
Viagens de guerra
Em 1973, um grande incêndio destruiu grande parte de sua cozinha e restaurante e foi desmanchado em Taiwan.
SS Mariposa fez o retorno do segundo escalão da FEB para o Brasil, do Comandante General Cordeiro de Farias, com o efetivo de 6.187 homens, partindo de Nápoles em 12 de agosto de 1945 e chegando no Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1945.
Fotos a bordo do navio Mariposa do acervo da família do pracinha Leonardo De Leo.
(clique na foto para ampliar) Pesquisa: Maux Hone Page e Wikipédia. Matéria O Resgate FEB |
ResponderExcluirExcelente postagem!
Resgatar a história do Navio SS Mariposa é resgatar a memória da FEB e dos Nossos Heróis. Foi nesse navio que meu pai voltou da Itália no fim da Segunda Guerra Mundial. Foi nesse navio que ele trouxe as lembranças e o desejo de ver os familiares, amigos e a namorada que aqui deixou.
Parabéns pelo resgate da história do SS Mariposa e pelas fotos que são relíquias. Obrigada a família do pracinha Leonardo De Leo!
Obrigado Isalete.
ResponderExcluirE nossa história que tem que ser lembrada e divulgada sempre.
Mais uma vez obrigado pela sua visita.
HM
Parabéns a todos que lutaram com bravura. Meu avô estava nesse navio e hj vi algumas fotos dele.
ResponderExcluir