DODGE ¾ Ton. WC-51 UMA EXPERIÊNCIA REAL NA FEB – 1944 – 1945
Este pequeno caminhão de ¾ de toneladas foi desenvolvido pela companhia Dodge
Brothers Corporation nos Estados Unidos e largamente empregado na segunda guerra mundial.
A Força Expedicionária Brasileira chegou a operar 148 deles só na configuração
WC-51, tratando-se de um 4×4 equipado com um motor a gasolina de 6 cilindros com válvulas laterais e refrigerado a água. A força motriz era transmitida desde a caixa de quatro velocidades por meio de um curto eixo de transmissão, que ia até uma caixa de redução e daí aos eixos das rodas dianteiras e traseiras, podendo atuar sobre as quatro rodas simultaneamente ou somente nas duas traseiras
Seu chassi serviu de plataforma para várias versões largamente empregadas durante e após a segunda guerra mundial, nos mais variados países do mundo.
Sem dúvida um veículo muito robusto e de grande confiabilidade, tanto na sua parte mecânica como na sua configuração total, muito confiável e durável.
| |
É interessante notar que seu veículo acompanhado de uma pequena carretinha tenha atuado por um longo período, sob as mais severas condições, sejam climáticas, sejam relativas aos diversos tipos de terreno, desde estradas asfaltadas a terrenos de difícil locomoção, em dias de sol, chuva e principalmente neve, coisa até então desconhecida pelas tropas brasileiras.
Vale aqui ressaltar que a FEB teve pouquíssimos problemas com esta viatura.
O mais comum era o pneu furar, e nunca era consertado, simplesmente numa destas oficinas era substituído por outro novinho, continuando a rodar com e sem correntes nas rodas na seu trabalho em recolher os corpos de seus camaradas levando-os até o cemitério de Pistóia, quando brasileiro, ao de Vada quando americanos e os demais iam para outros cemitérios.
Mais tarde após a guerra estes veículos vieram a ser incorporados ao Exército Brasileiro que os usou até o final dos anos 70.
Fabricante: Dodge Brothers Corporation
Nome vulgar: Dodge ¾ tonelada
Modelo: WC-51 sem guincho
Classificação: Transporte não especializado
Guarnição e passageiros: 10
Peso: 2.694kg
Sistema elétrico: 06 volts
Motor: Dodge T214, 76hp, 6 cilindros, gasolina, refrigerado a água.
Capacidade de combustível: 113 litros
Consumo médio: 3,4km/l
Rampa máxima: 54%
Velocidade máxima: 86,8km/h
Raio de ação: 386km
Nenhum comentário:
Postar um comentário