Pilotos da Senta Pua |
Simbologia do Emblema
Faixa externa verde-amarela - o Brasilavestruz - velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida.
quepe do avestruz - piloto da Força Aérea
escudo - a robustez do P-47 e proteção ao piloto.
fundo azul e estrelas - o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul
pistola - poder de fogo do Thunderbolt
nuvem - o espaço aéreo
fumaça e estilhaços - a artilharia antiaérea inimiga
fundo vermelho - o sangue derramado pelos pilotos na guerra
frase "Senta a Pua" - o grito de guerra
O grito que ecoava pela Base Aérea de Suffolk, em Long Island, Estados Unidos, intrigava os locais. Era em português, confabulavam. Mais do que isso, não sabiam. Realmente, era difícil para os homens do 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira, que ali travavam conhecimento com o sensacional Republic P-47-Thunderbolt, explicar aos americanos o significado da expressão. Bem mais difícil do que pilotar o mais moderno avião de caça da Força Aérea dos Estados Unidos da América - motivo pelo qual os brasileiros, em junho de 1944, estagiavam no estrangeiro. Ao final do curso, que completaram com louvor, pilotos e pessoal de apoio estavam aptos a entrar em ação. Na colação, em uníssono, berraram uma derradeira vez o enigmático estribilho: "Senta a pua!"
Os 19 pilotos que foram aos EUA buscar os novos P-47 incorporados à FAB após a 2ª Guerra Mundial - Em pé (esq p/ dir): Correia Netto, Goulart, Keller, Torres, Lima Mendes, Eustórgio, Nero Moura, Motta Paes, Rui, Perdigão, Lagares, Kopp e Horácio. Agachados: Neiva. Meira, Assis, Paulo Costa, Joel e Pessoa Ramos. Foto: Sentando a Pua |
Porto de Norfolk, Virgínia, EUA - 20.09.1944 (Quarta) - Aqui inicia-se a história do avestruz de quepe. Pronto para embarcar para o Teatro de Operações, com o grito de guerra em todas os gargantas, faltava ao Grupo um emblema. Coube ao Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, o Comandante da Esquadrilha Azul, artista cuja característica é a criatividade de impacto, desenhá-lo, o que foi feito a bordo do navio USAF Colombie, que transportou a Unidade do Porto de Norfolk. Virgínia, EUA, ao porto de Livorno. Apareceu, então, pela primeira vez, a figura atlética do Avestruz do 1º Grupo de Caça, que nunca escondeu a cabeça diante do perigo, como reza a tradição dos seus primos.
Ao contrário, os que o levaram em suas missões de guerra, pintado na carenagem do motor dos Thunderbolts, foram condecorados por atos de bravura pelo Governo dos Estados Unidos, por proposta do Comandante da 12ª Força Aerotática da USAF, a quem o 1º Grupo de Caça estava subordinado operacionalmente no Teatro de Operações do Mediterrâneo.
O Avestruz Guerreiro do "Senta a Pua!" foi para a FAB o que representa o emblema "A Cobra Está Fumando" para o Exército, através das batalhas de Monte Castelo, Montese e outras, sustentadas e vencidas pelos heróicos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.O 1 º Grupo de Aviação de Caça, na Itália, 1944-1945
Durante os treinamentos ainda nos Estados Unidos, faleceu em um acidente, O Tenente DANTE ISIDORO GASTALDONI
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A história da aviação Militar Brasileira na Segunda Guerra Mundial-1943/1945.
Muito bom o conteúdo desenvolvido...Não precisou ser muito detalhista , explicou de uma forma breve , direta e fácil de compreender , clara e objetiva. Bastante legal e dinâmico , assim como as imagens estão bastantes relacionadas com o conteúdo.Resumidamente ,bom trabalho.
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