Páginas

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Expedicionário Tulio Carvalho Campello de Souza

Tulio Carvalho Campello de Souza nasceu em 1920 e foi formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco, na turma de 1943. Sua formação militar acorreu no curso de infantaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de São Paulo, onde se formou oficial em setembro de 1941. Apresentou-se como voluntário para a Força Expedicionária Brasileira (FEB) tendo sido convocado para o serviço ativo em 1943, integrando o 6º Regimento de Infantaria de Caçapava, São Paulo, como comandante do 2º Pelotão da 8ª Companhia do 3º Batalhão.

Partiu para a Itália no primeiro escalão da FEB, em 2 de julho de 1944.
Chegou a Nápoles em 16 de julho e frequentou o curso de treinamento de combate e liderança do 5o Exército Norte-Americano em Sant’Agatha Dei Gotti, Província de Caserta. Seu “batismo de fogo” acorreu em 16 de setembro de 1944 na região de Lago Massaciucolli.
Lutou em Vecchiano, Borgo a Mozzano e Vale do Rio Serchio, na cidade de Barga. Continuou combatendo na região da Rota 64, no Vale do Rio Reno nos Apeninos, Porretta Therme e outras localidades.
Participou dos três primeiros ataques ao Monte Castelo, em 24, 25 e 29 de novembro de 1944 e na defensiva do inverno em 1944 e 1945. No ataque a Castelnuovo – Soprassasso, em março de 1945, foi ferido por explosão de mina antipessoal, com amputação traumática da perna esquerda. Gravemente ferido foi internado nos seguintes hospitais da Itália: 32º Hospital de Sangue e 10º Hospital de Evacuação, em Pistóia; 7º Hospital em Livorno e 45º Hospital Geral em Nápoles.
Finalmente foi evacuado por via aérea para hospitais dos Estados Unidos da América: Hospital Bushnell General, em Brigham City, Utah e Hospital Fitzsimons General, em Denver, Colorado, no período de abril de 1945 a agosto de 1946. Foi agraciado com a Medalha Sangue do Brasil; Cruz de Combate de Primeira Classe; Medalha de Campanha; Medalha de Guerra; e Cruz de Guerra com Palma, do Governo Francês.
Foi reformado pelo Exército Brasileiro no ano de 1947. Na vida civil advogou desde 1950. Foi um dos fundadores e diretores da Companhia Telefônica de Pindamonhangaba, de 1963 a 1976. Foi vereador e presidente da Câmera Municipal de Pindamonhangaba. Foi um dos fundadores da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, seção de Pindamonhangaba, em 1947.
Faleceu em 2008.

Fontes: 
Portal Feb Segunda Guerra.
Taiada WEB.
Saite Força Expedicionária Brasileira. 

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Antiga caixa de cigarros.

Antiga caixa de cigarros  da marca Cravem "A" de Londres, encontrada em Roma no perido da Segunda Guerra.

(acervo O Resgate FEB)

Foto da caixa  no museu de Bayeux. Prineira cidade libertada na Normandia (França).




terça-feira, 4 de abril de 2023

Pracinha


Não há uma explicação oficial para a origem do termo “pracinha”. Por muito tempo, o ato do alistamento militar foi conhecido como “sentar praça”.O jovem alistado para compor a FEB passou a ser chamado de “pracinha”.
A volta do pracinha a terra natal.
(Foto: internet.)
Tenente Pedro Rodrigues de Curvelo, falecido em maio de 2017
O Resgate FEB