Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Desfile da FEB de 1969

Veteranos da FEB desfilam nas ruas do Rio do Janeiro, em 1969, para comemorar 25 anos do desembarque brasileiro na Itália. O desfile foi encerrado no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Fotos: Agência Nacional

V de Vitória
(clique na foto para ampliar)

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Caneca 50 anos

 Mini caneca dos 50 anos da participação da FEB na Segunda Guerra, da Associação dos Ex Combatentes do Brasil, seção de São Paulo. 

(Acervo O Resgate FEB)


(Clique na foto para ampliar)

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Simeão Fernandes, de Porto Murtinho

Simeão Fernandes, de Porto Murtinho, atual Mato Grosso do Sul. Ele morreu em combate no segundo mês de estadia da FEB na Itália. Sobre sua morte é atestado que “a 14 de outubro de 1944, em San Bernardino, quando procurava testar uma linha telefônica, com mais quatro companheiros, foi colhido de surpresa por uma patrulha avançada de 20 alemães, oferecendo tenaz resistência, e, enquanto aguardava o reforço pedido, a luta prosseguia, tremenda e desigual, fazendo com que ele lançasse corpo a corpo contra o Comandante da patrulha inimiga, de que resultou a morte de ambos. Demonstrou nessa ação impavidez, coragem, iniciativa, bravura e sangue frio”, diz boletim do Exército, confirmado pelo Correio da Manhã, de 31/08/1970, p.3. 

Simeão aparentava ter menos idade do que possuía e por isso era o “protegido” do pelotão, como se fosse um "menino", além de ser m pouco tímido, conforme relato do Correio da Manhã. Porém, naquele dia não duvidou do que tinha que fazer quando confrontado com os inimigos. Atualmente, a 2ª Companhia de Fronteira, em Porto Murtinho/MS, leva o nome dele, em homenagem ao ato de coragem em 1944.
Matéria :V de Vitória.
Retrato feito sob encomenda pelo Exército, para ilustrar a personificação do jovem.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Bandagem Individual de Soldado na Segunda Guerra


A embalagem metalizada foi desenvolvida em 1942 e implantada na transição 1943/1944. Uma solução para substituir a embalagem de metal e reservando o metal para os esforços de guerra. Outra inovação foi torná la impermeável.Entregue aos pracinhas e padioleiros na Itália.
(acervo O Resgate FEB)
(clique na foto para ampliar)

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

HERÓI LUZIANIENSE

Soldado: JOSÉ FRANCISCO DE SOUZA
Identidade: 1G-298510
Natural de Luziânia – GO
Pais: Josué Francisco de Souza e Emília Francisco do Carmo
Embarcou no 2° Escalão (Ida):
-Partida do Brasil: 22 de setembro de 1944 
-Chegada à Itália: 06 de outubro de 1944 
-Comandante: General Oswaldo Cordeiro de Farias
-Navio de Transporte: General Mann
Lotação: 1ª Companhia do 1° Batalhão do 1°Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio)
Faleceu em combate, em 30 de novembro de 1944, e, Bombiana – Itália.
O Corpo do Soldado Souza foi sepultado no cemitério Militar Brasileiro de Pistoia, na quadra A, fileira n°1, sepultura n° 10.  Em 1960 ocorreu o translada dos restos mortais para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.
Em sua homenagem recebeu as condecorações militares, como as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2.ª classe.
Pesquisa: José Egidio Pereira Lima
Fonte: Página Imortais Combatentes da FEB.