Páginas

domingo, 23 de junho de 2019

Homenagem da FEB a Santos Dumont

Antigo chaveiro da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, seção Juiz de Fora (MG) em homenagem ao centenário do Santos Dumont em 1973.
(acervo O Resgate FEB)

(clique na foto para ampliar)

domingo, 16 de junho de 2019

Carta contando para a mãe do Sargento Max Wolf Filho sobre a morte dele em combate.

Carta enviada pelo Comandante da Infantaria da FEB, Zenóbio da Costa, contando para a mãe do Sargento Max Wolf Filho sobre a morte dele em combate.
Diz o texto:
Alessandria, Itália, 26 de Maio de 1945
Ilma. Senhora Etelvina Wolff
Respeitosos cumprimentos
Acabo de receber o vosso telegrama em que me solicitais informações sobre seu filho, Segundo Sargento Max Wolff.
É, verdadeiramente contristado, que vos participo que o vosso filho, quase ao terminar a guerra, tombou como um verdadeiro bravo em defesa do nosso querido Brasil.
Podeis, dele, vos orgulhar. Ninguém o ultrapassou em lealdade, desprendimento, destemor e espírito de sacrifício. Pedia, a miúde, para ser incluído nas patrulhas que, altas horas da noite, iam em busca do contato com o inimigo. Portou-se, sempre, como um verdadeiro soldado. Nada o demovia do cumprimento do dever: nem o frio inclemente, nem o inimigo rancoroso e destemido. Dentre as Citações de Combate, conferida a vários Oficiais e Praças, a sua se projetará na história da nossa Pátria.
Apresentando-vos ,pois, em meu nome e da Infantaria Expedicionária, as nossas sinceras condolências, eu vos afirmo que o vosso pranteado filho, à semelhança dos Pinheiros de vossa Terra Natal, viveu, pelas suas qualidades morais, sempre na vertical e caiu deixando um vazio cheio de saudades entre os componentes da Força Expedicionária Brasileira.

General Euclydes Zenóbio da Costa
(clique na foto para ampliar)
Foto: Wikipedia
V da Vitória

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Lembrança do Memorial aos pracinhas no Rio De Janeiro

Raro chaveiro antigo de 1960,  lembrança do Memorial Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
(acervo O Resgate FEB)
(clique na foto para ampliar)

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Cabo Edson Dias Soares

Edson Dias Soares nasceu em 23 e fevereiro de 1919, em São João de Vila  Nova distrito da Vitória da Conquista, no estado da Bahia.Primeiro dentre os vinte e um filhos de Laurinha Rosa Soares e de Rozel Dias Soares. No vilarejo de origem, Edson cursou o ensino elementar e de lá permaneceu até o começo de sua juventude. Em 1941 ingressou como voluntário no Exército da capital do estado (Salvador), Décimo Nono Batalhão de Caçadores, situado no bairro Cabula.
Embarcou para Itália em 20 de novembro de 1944 .Com o título de" Acontecimentos durante a viagem do Rio a Itália do Cabo Edson", o do soldado Edson Dias Soares, apreciador de literatura e afeito a atividade de escrita, redigiu um diário registrando os acontecimentos, desde a saída da Bahia e o embarque par a Itália, a rotina nos campos de batalha italianos, durante os nove meses de combate até seu retorno ao Brasil.O Soldado Edson Dias Soares, além de enviar regularmente telegramas para seu pai, escreveu também cartas a familiares e amigos, descrevendo sua vida nos campos de batalhas.
Foi instrutor de tiros e ensinava sobre ataques e defesas, o manejo correto de maquinas e instrumentos de destruição e morte. Retornando para o Brasil no quarto escalão sob o comando de Cel Delmiro Perreira Andrade, efetivo de 5.342 expedicionários no navio americano General Mann as 6 horas do dia 4 de setembro de 1945.
Para o soldado baiano Edson Dias Soares, a prática de escrita se converteu numa forma de tornar suportável as tensões vividas no campo de batalha.

Cabo Edson Dias Soares segurando morteiros nas mãos.
Cabo Edson o quarto da esquerda para direita com colegas na Itália.
 Diário da Segunda Guerra Mundial escrito por Edson Dias Soares na Itália.
Presente do amigo Antônio Ernesto Viana Soares, filho do Cabo Edson Dias Soares, um belo livro que recomendo a todos apreciadores de uma boa leitura e admiradores da Força Expedicionária Brasileira.
Fotos: Arquivo da família.
(O Resgate FEB)