segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

José Bernardino de Souza "Procópio" herói da F.E.B

Durante a Sessão Solene do dia 16/09/2015, foi realizada uma grande homenagem ao ex-combatente, 2º Tenente do Exército José Bernardino de Souza “Procópio”.
“Meu coração está muito feliz por voltar a Pompeia”, disse Procópio durante a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, seus familiares, amigos e convidados.
José Bernardino de Souza nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 02 de outubro de 1920. Filho da cozinheira Sofia e do lavrador Sebastião.
 Em busca de melhores condições de vida a sua família vagou pelo interior de São Paulo, até se estabelecerem em Pompeia no final da década de 20.
No município, que acabara de ser fundado, “Procópio” como era conhecido, se destacava por ser muito bom jogador de futebol. Foi dos campos que veio esse apelido.
José Bernardino sempre teve o sonho de ser soldado e defender a Pátria a qualquer custo. Alistou-se voluntariamente no Tiro de Guerra de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
No início dos anos 40, Bernardino foi convocado para a FEB (Forças Expedicionárias do Brasil), indo para o Rio de Janeiro, onde embarcou para a Itália, rumo ao combate na 2ª Guerra Mundial, em 1944.
A viagem de navio durou 16 dias. Nesse período foram atormentados por submarinos alemães, mas triunfaram.
Desembarcaram em Nápoles debaixo de muito frio. Nevava. As condições dos acampamentos eram péssimas num cenário de destruição causada pelos alemães.
 Passou em batalha por Livorno, Lucca, Pistola, Monte Victorino, Torre de Nerone, dentre outras cidades. Porém, a batalha de Monte Castelo foi a mais sangrenta e dolorosa para José Bernardino. Nela ele perdeu amigos.
Em Castel d’Aiano e Montese as batalhas foram sangrentas e José Bernardino viu a morte do também pompeense Osvaldo Néres, um dos cinco amigos que foram para a Itália.
Após muitas batalhas, mortes, sofrimento e saudade da família e de sua terra natal, José Bernardino regressou ao Brasil agora com ares de alívio pela vitória de seus aliados.
Foi recebido no Brasil com seus companheiros no Rio de Janeiro e posteriormente em Pompeia, em agosto do ano de 1945.
A recepção na nossa cidade foi com muita festa, desfile cívico, homenagens, entrevistas em rádio, jornais, um verdadeiro herói.
José Bernardino é casado com Dona Augusta desde 1946. Se mudou mais tarde para Queiroz para trabalhar na Secretaria de Educação.
Mudou-se para São Paulo, em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho para seus filhos.
José Bernardino foi reincorporado e alçado ao posto de 2º Tenente da Reserva.

Matéria:Prefeitura Municipal de Pompeia
O Resgate FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário