domingo, 6 de maio de 2018

Vira Mundo - M 8 Greyhound

Nas comemorações da tomada de Monte Castelo no Batalhão da Polícia do Exercito, em Brasília, fez parte da solenidade um veiculo veterano que a FEB utilizou e fez história na Itália o M 8 Greyhound"Vira Mundo", em excelente estado, bem conservado e funcionando perfeitamente, fica exposto na entrada do Batalhão da PE.
O M 8 foi desenvolvido em 1941 pela Ford Motors para o Exército Americano como um veículo caça-tanques com tração nas seis rodas. Armado com um canhão de 37 mm, uma metralhadora .30 e uma .50.
Com a criação da Força Expedicionária Brasileira em 1943, foram criadas unidades para o teatro de operações italiano. Entre elas o 1º Esquadrão de Reconhecimento, parte da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.
A FEB operou ao todo 13 Greyhounds na Campanha italiana.Todos sendo entregues na Itália, onde os pracinhas que iriam operá-los tiveram apenas uma semana para se familiarizar com o veículo para enfim entrar em operação.

O bastante Curioso é o Vira Mundo, provavelmente o único sem emblemas na torre, tendo os emblemas do Cruzeiro do Sul, nas laterais, acima das portas minas e acima deles o seu nome na parte frontal possuía  o numero 6, entre as duas escotilhas, e prova que ele foi pintado na Itália pelo menos duas vezes.
Fotos do Greyhound, Vira Mundo do BPE de Brasília.
O Resgate FEB
O Vira Mundo em Montese
(clique na foto para ampliar)
Foto tirada da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário