quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

3º Sargento Dermeval de Souza Gil, herói da FEB.


O 3º Sargento Dermeval de Souza Gil, identidade militar 220913, classe 1920 do 1º Regimento de Infantaria.Embarcou para Itália em 20 de setembro de 1944.Natural de Niterói (RJ), filho de Justino de Sousa Gil e D.Carolina Sampaio Peçanha.
Faleceu afogado quando realizava exercício de sua sub-unidade, num ponto da margem norte do Rio Pó, no dia 16 de maio de 1945 em Piacenza, Itália, foi sepultado no Cemitério Militar Brasileiro de Pistoia.Seu pai Justino de Souza Gil recebeu a carta do Ministério da Guerra em 2 de outubro de 1959, tratando do repatriamento dos restos mortais do o 3º Sargento Dermeval de Souza Gil para o Brasil para ser sepultado mausoléu aos heróis da pátria no Rio de Janeiro, conhecido como Memorial Nacional aos Mortos da Segunda Guerra, mas optando em sepultar seu filho no cemitério de São Gonçalo (Niterói).
(clique na foto para ampliar)

Cartão de natal de 1944 do sargento Dermeval a sua irmã.
(clique na foto para ampliar)
Colaboração dos sobrinhos do Sargento Dermeval Souza Gil, Sansão Gil e Germano Gil da Silva.
O Resgate FEB

2 comentários:

  1. Neste novo ano estou a tentar visitar todos os amigos da Verdade Em Poesia afim de lhes desejar um 2016 muito feliz cheio de grandes vitórias e muita saúde e Paz.
    António.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Antonio, obrigado pela visita e desejo muito sucesso e feliz 2016.
    Abraço
    Henrique Moura

    ResponderExcluir