segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

72º aniversário do Esquadrão Tenente Amaro.

No dia 07 de Dezembro de 2015 foi comemorado o 72º aniversário do Esquadrão Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro.
Museu Capitão Pitaluga
O 1º Esqd de Cavalaria Leve, Conhecido como Esqd Tenente Amaro é uma unidade do Exercito Brasileiro que está localizado na cidade de Valença – RJ. Vinculada à 12a Brigada de Infantaria Leve (Aeromóveis) Sediada em Caçapava. Sendo o atual comandante o Major de cavalaria Daniel Vargas.
Os veteranos da Segunda guerra Mundial Sr. Luiz Afonso Rodrigues e Sr.Francisco Conceição Leal
O nome do Esquadrão é em homenagem ao 2º Ten Amaro Felicíssimo da Silveira que tombou em combate em 1944 em Gaggio Montano, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi criado no Esquadrão o Museu Cap Pitaluga, com inauguração no dia 13 de Novembro de 2002, para preservar a história de uma época marcante da presença e participação efetiva do Brasil na Campanha da Itália. Como também da cavalaria brasileira representada pelo 1º Esqd Rec.

Estiveram presente a solenidade o Gen Cunha da 12a Brigada de Infantaria Leve, Gen Toffel da DPHCEx, representantes do CVMARRJ – Preservadores de veículos militares antigos, Os veteranos da Segunda guerra Mundial Sr. Luiz Afonso Rodrigues e Sr.Francisco Conceição Leal , parentes de veteranos, a secretária Elen Vasconcellos da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil Seção Valença e Autoridades Civis.
Matéria : Isalete Leal.

domingo, 27 de dezembro de 2015

27º ENCONTRO NACIONAL DE VETERANOS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA - Santa Rosa -RS

A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial trouxe uma grande contribuição para 
a paz Mundial e uma significativa projeção brasileira no cenário internacional. 
Força Expedicionária Brasileira (FEB), Composta de mais de 25.000 homens e mulheres, foi responsável pela unica participação de um país sul-americano na Campanha da Itália em 1944/1945. durante a Segunda Guerra Mundial.

E para recordar o legado desta participação e exaltar os feitos dos nossos Heróis que estiveram na Itália lutando contra o nazi-fascismo, que começaram os encontro anuais dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial.
No final de cada  encontro é escolhido a próxima cidade a sediar o encontro.
No ano passado foi realizado o Encontro na cidade do Rio de Janeiro, onde foi indicada do próximo encontro.
Esse ano nas comemorações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o 27º Encontro foi em Santa Rosa - RS  de 18 à 21 de Novembro de 2015.
Um Encontro que vai ficar marcado na história, pois foi a primeira vez que foi realizado fora das grandes cidades e justamente quando estamos comemorando os 70 anos do termino da Segunda Guerra Mundial.

Contou com a participação de alguns veteranos, filhos, filhas e parente, alguns membros de Reencenação histórica e simpatizantes.
A cada encontro o número de participante cresce com o interesse dos familiares e principalmente das filha (os) dos veteranos que estão valorizando e mostrando para os brasileiros quem são os verdadeiros HERÓIS do nos Brasil. 
O 27º Encontro teve a seguinte programação:
Recepção com grupo de dança regional, Exposição de Veículos Militares Históricos, Encontro de Reencenadores da FEB, Culto Ecumênico, Solenidade de Abertura do XXVII Encontro, Exibição do Documentário "Cb Weber" (Reaser), Turismo local, Palestra "Os direitos dos Ex-Combatentes e seus dependentes com o Dr. Marco Aurélio Rosa, Inauguração  dos Monumentos Temáticos, Solenidade  Militar no 19o RCMec, Seminário "O futuro e as Perspectivas das Associações de Veteranos e Ex-Combatentes da FEB, Exibição do filme "A Estrada 47", Visita ao loteamento "Montese", Reinauguração do Monumento ao Expedicionário em Santo Ângelo na praça Central com visita a Catedral. Visita ao Museu Mal Rondon/ 1o BCom - Santo Ângelo onde tem uma sala dedicada a FEB e Visita as Ruínas de São Miguel das Missões.
Tivemos  também apresentações artísticas: Banda Municipal de Horizontina, Grupo Folclórico Russo TROYKA de Campina das Missões, Grupo de dança Alemã Immer Lusting e Etnia Afro de Percussão Batuque na Cozinha, Grupo de Dança Tradicionais do CTG Chama Crioula, apresentação do cantor Ademar Pereira e apresentação do Coral de Índios Guaranis.
Matéria: Isalete Leal que participou do evento.
O Resgate FEB.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Distintivo "A cobra fumando" modelo 1949.

Baseadas no Regulamento de Uniformes do Pessoal do Exército (RUPE) de 1949, por objetivo de regular seu uso, posse e confecção.Estabeleceu as dimensões e formato do distintivo permitido aos veteranos da FEB que continuaram no serviço ativo que usassem um distintivo da cobra fumando no ombro direito, era menor que os usados na campanha da Itália.
Este distintivo da foto, muito bem conservado e do ano de 1949, bordado a mão.
(acervo o Resgate FEB)
(clique na foto para ampliar)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Revista do Expedicionário.

Difícil de encontrar em bom estado com 52 paginas "Revista do Expedicionário"na capa o desenho da "Cobra Fumando"feito por Walt Disney.uma revista dos filhos do Paraná que combateram pela honra, dignidade e soberania do Brasil.Numero comemorativo da 1º Convenção Estadual do Expedicionário Paranaense, realizada em Curitiba de 19 a 21 de fevereiro de 1948 e III Aniversário da Tomada de Monte Castelo. 
(acervo O Resgate FEB)
(clique na foto para ampliar)