segunda-feira, 27 de abril de 2015

Museu da Paz - Jaraguá do Sul-SC.

O Museu da Paz, em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, possui mais de 280 peças originais da Segunda e da Primeira Guerra Mundial. Com foco na F.E.B, contingente brasileiro enviado para Itália combater as forças do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, tem em seu acervo uniformes, armas e várias relíquias da passagem da FEB na guerra.

Jaraguá do Sul foi o município catarinense, que proporcinalmente, enviou mais soldados para a FEB, sendo assim, um dos símbolos do estado de Santa Catarina, pois seus cidadãos não hesitaram em ajudar a pátria e promover a paz, tendo como único lema a liberdade, cumprindo suas missões de forma exemplar e corajosa, os expedicionários jaraguaenses fizeram de tudo para combater a tirania e o preconceito, garantindo dessa forma, o livre arbítrio daqueles que não conheciam, tudo em razão da vontade de ver a igualdade, em solo estrangeiro, e até mesmo em solo brasileiro.

O museu busca através do seu rico acervo, fazer com que o cidadão reflita sobre o seu papel, tanto em sua comunidade como no mundo, para a construção e a promoção da cultura da paz.
O Museu da Paz também busca contar a história dos febianos de Jaraguá do Sul e região, que totalizavam 62 soldados, os conhecidos "pracinhas do Vale do Itapocu", heróis de guerra, que arriscaram, ou deram, suas vidas em troca do bem estar de seus irmãos, mais que uma prova de sua lealdade ao Brasil e a todos os seus cidadãos.
Fachada da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, onde encontra o Museu da Paz 
Para que não morra a história da FEB, da Segunda Guerra Mundial e da Primeira Guerra Mundial, o museu promove palestras e ações educativas, tudo para que a lembrança dos heróis de guerra do Brasil permaneça para sempre na vida de todos, para conscientizar que a guerra é algo muito trágico, mas que ao mesmo tempo não deve ser esquecida, pois é nela que está escrita parte da história da nação brasileira, e é nessa história que devemos nos espelhar, para que cada vez mais o mundo preserve e promova paz.
O museu está situado junto à Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, na Avenida Getúlio Vargas, 405, no centro da cidade.

Alguns itens do acervo:
"A cobra fumando" Foto:Wilson .d .neto



Pesquisa:Prefeitura de Jaraguá do Sul
 ANVFEB
Portal Segunda Guerra.

2 comentários: