sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cidade de Pracinha-SP. Homenagem a F.E.B



Cidade que presta homenagem à Força Expedicionária Brasileira.
HISTÓRIA DA CIDADE
Seu núcleo inicial, o povoado de Maripá, situava-se na bacia do Ribeirão dos Macacos e foi fundado em 1941, pelo engenheiro Mário Felippo Olivero. Desde o princípio, seu principal fator de atração foi a atividade agrícola e seu contingente populacional foi formado, basicamente, por agricultores que passaram a cultivar naquelas terras produtos como algodão, milho, café e cana-de-açúcar.
Conheceu na década de 50 um período de maior desenvolvimento, mas, aos poucos, retrocedeu devido ao êxodo rural e à falta de autonomia administrativa. Em 24 de dezembro de 1948, passou a distrito com sede no povoado de Maripá, município de Lucélia e território desmembrado desse município.
Em 30 de dezembro de 1993, tornou-se município. 
Significado do Nome
Seu nome foi mudado para Pracinha, em homenagem aos pracinhas combatentes da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. 


Cidade tranquila do interior de São Paulo (foto Lucas Souza)
(clique na foto para ampliar)
Pesquisa e colaborador: Reinaldo Costa Moura
Blog O Resgate FEB

Um comentário:

  1. Estudei no Grupo escolar de Pracinha(do primeiro ao quarto ano), depois aos 16anos, (pracinhense de 54à 64,) mudei-me para o Guarujá me 20/06/1964, onde resido até hoje. ME ORGULHO DE SER PRACIENSE!!!

    ResponderExcluir