terça-feira, 16 de setembro de 2014

Batismo de Fogo da F.E.B


Antes muito tarde do que nunca..... No dia 16 de setembro de 1944 na Itália "O Exercito Brasileiro comemora os 70 anos do Batismo de Fogo da Força Expedicionária Brasileira (FEB).Os nossos "pracinhas"escreveram com sacrifício e valor uma das mais belas páginas da nossa história." Infelizmente homenagens tardias como esta e tantas outras que se perderam no decorrer dos 70 anos para a grande esmagadora parte da população brasileira que poderiam esta acontecendo a muitos anos em lugares públicos quando a grande maioria dos nossos pracinhas estavam vivos e com saúde para desfrutarem destas homenagens mais que merecidas. O tempo e implacável e não espera. Repito: -"De herói ao esquecimento e abandono" foi o que aconteceu com a grande maioria do contingentes de anônimos heróis da FEB.Não deixo de emocionar quando toca a "Canção do Expedicionário" e lembrar dos milhares dos pracinhas que voltaram para suas cidades de origens em total esquecimento pelo estado que os levaram para a guerra e o descaso depois na volta.
Pelo que eu sei o governo e próprio Exercito Brasileiro esqueceram ..." Você sabe da onde eu venho?"Venho do morro, do engenho, das selvas, dos cafezais, da boa terra do coco, da choupana onde um e pouco dois e bom, três é demais, Venho das praias sedosas, das montanhas alterosas, dos pampas, do seringal, das margens crespas dos rios, dos verdes mares bravios, DA MINHA TERRA NATAL......Até hoje a FEB não faz parte do currículo escolares e a minha geração e as posteriores nada sabiam ou muitos hoje desconhecem a FEB e a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.Os grandes acervos estão em não de particulares, museu do governo conta se nos dedos, salvo as associações de veteranos e ex combatentes que por méritos deles a anos quando eles próprios montaram e sobreviveram ao tempo.(bravos soldados).Pobre Brasil sem memória que não cultivam seus feitos históricos e que agora estamos vendo as consequências da falta que os verdadeiros heróis nos faz.
Hoje em Brasília uma justa homenagem e lembrança dos exatos 70 anos do Batismo de Fogo da FEB no Setor Militar Urbano, onde infelizmente apenas três pracinhas compareceram ao evento,(Tenente Coronel Nestor da Silva, Vinícius Vénus da Silva presidente ANVFEB/DF e Severino Francisco da Silva)homenagens tardias demais...Mas valeu....O publico civil era a grande minoria apesar da divulgação em uma emissora de radio pouco ouvida pela população e uma plateia exclusiva de militares e ainda num local distante e difícil acesso para quem não tem carro.Um filme bem resumido do Brasil se preparando e participando da guerra, quem conhece sabe, um filme para min não a altura da FEB. Tocaram o nosso Hino Nacional a Canção do Expedicionário com a banda de música militar e o coral dos alunos da Escola Militar e uma exposição de armas utilizadas pela FEB na Itália.Enfim.....Valeu a lembrança e fica a tristeza de lembrar dos que morreram bem antes dos seus benefícios os que não tiveram sorte e apoio de volta a terra NATAL e a certeza que este país não soube dar valor a seus verdadeiros filhos. Pelo visto começa a dar sinais tardios de reconhecimento a FEB, Santa a Púa (FAB) e Marinha de Guerra que fazia patrulhamento da costa brasileira.
Abraço a todos
Henrique Moura


A esquerda Severino Francisco da Silva,  centro de boina Vinícius Vénus Gomes da Silva Presidente da ANVFEB/DF e a direita de boina tenente Coronel Nestor da Silva.
Capacete alemão
MG 42 "Lurdinha" cal 8 mm apelido dado pelos pracinhas
M1 Carabine cal 30 e Fuzil KAR 98 Kg

Browing 1918 -cal 30.06

Blog O Resgate FEB

Um comentário:

  1. Para mim foi o maior ERRO da nossa história com a memória dos que lutaram, o esquecimento e impedindo gerações de brasileiros de conhecerem sua história..Agora que restam poucos bravos... Eu acho tarde demais.O governo tinha que pedir desculpas para os familiares dos mais de 25.000 soldados e reconhecer seu descaso com a história do Brasil. Temos tempo !!! Os que partiram e sofreram com o esquecimento e gerações de brasileiros impedidos como fosse a censura proibindo o direito de saber.Com que direito.....

    ResponderExcluir