domingo, 8 de junho de 2014

34ª Comemoração do “Dia do Pracinha Salesopolense”


No dia 08 de junho de 2014, Os Poderes Legislativo e Executivo da Estância Turística de Salesópolis fez a 34ª Comemoração do “Dia do Pracinha Salesopolense", com a seguinte
programação:                             
08:00 horas - Santa Missa, na Igreja Matriz de Salesópolis
09:00 horas - Hasteamento das Bandeiras
Homenagem aos Pracinhas Salesopolenses e
Compromisso à Bandeira pelos Jovens Salesopolenses na Praça da Matriz
Veteranos de Salesópolis:
Abílio Nunes dos Passos, Jurandir Nepomuceno da Silva Benedito Claudino dos Santos, Laurentino Marcelino de Morais, Benedito da Fonseca, Moacyr Albino Wuo, Daulino de Oliveira, Francisco da Silva,  Paulo Fatigatti de Morais, Francisco Miranda Melo, Pedro de Souza, Indionor dos Santos, Pedro  Fróis  de  Oliveira , João Duarte, Pedro Pinto de Miranda, José Cursino dos Santos,  Raul Gomes, José Francisco de Melo, Samuel Félix  e  Orlando Rodrigues de Camargo ( único veterano vivo).
Foi feita a chamada dos Veteranos Salesopolenses.
O presidente da Câmara fez a abertura da solenidade e enalteceu os feitos e valeres dos Veteranos. Tambem tiveram a palavra o prefeito e o filho do veterano Orlando.
A Solenidade contou também com a participação da Banda de Música e Guarda à Bandeira do Exercito Brasileiro, 12a  Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel – 6o BIL – Caçapava/SP que tocou o Hino Nacional. E a emocionante Canção do Expedicionário.
A bandeira do Brasil foi hasteada pelo filho do veterano Orlando, a bandeira do Estado pelo prefeito e a bandeira do Município pelo presidente da Câmara. E cada um teve ao seu lado um jovem representando todos os jovens que fizeram o compromisso a bandeira.
Os veteranos foram lembrados com uma bela homenagem.
 Os parentes dos veteranos receberam uma rosa branca em agradecimento pelo sacrifício de lutar pela Paz do mundo.
Salesópolis pode contar mais uma vez com a presença da autora Maria Isalete de Britto Leal do livro “História de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial – Memórias de meu pai”. A autora agraciou os familiares como também as autoridades com patch da FEB e do 5Army.
Estiveram presentes as solenidades dois veteranos e familiares de Jacareí como também o presidente da Associação dos Ex-combatentes e a imprensa local.
Fotos da solenidade
Matéria para o blog O Resgate FEB da Maria Isalete de Britto Leal (foto) no monumento aos pracinhas de Salesopolense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário