sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Homenagem a Conquista de Monte Castelo 69 anos / Brasília


Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014, completam-se 69 anos da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira.
Numa cerimonia realizada no Batalhão da Policia do Exercito de Brasília situado no Setor Militar Urbano, com a presença de varias autoridades militares Ex Comandantes da PE e com a presença do Ministro da Defesa Carlos Amorim, Comandante do Exército Enzo Martins Peri e as estrelas desta cerimonia os Ex Combatentes da FEB e seus familiares, no total de cinco heróis, são eles :Tenente Vinícius Vénus da Silva presidente ANVFEB seção DF, Tenente Vasco Duarte, Capitão Nestor Silva, Coronel Vanutelli Duarte da Silva e Capitão Severino Francisco.Emocionando a todos a Canção do Expedicinário tocada pela Banda da PE e um breve resumo da tomada de Monte Castelo e o agradecimento ao Ex combatentes e logo após com desfile das tropas. Dois Jeeps do período da Segunda Guerra no patio deram um bela imagem para a solenidade. E logo após nossos heróis pousaram para fotos e cortejados foi servido um coquetel com almoço no salão nobre da PE. Momentos inesquecíveis de homenagem mais que merecida a estes bravos soldados que a 69 anos lutaram pela liberdade do mundo não deixei de lembrar e emocionar das injustiças históricas do esquecimento e abandono sem poder não pensar nos que morreram em combate e a grande maioria que tombaram aos poucos em plena vida produtiva pelo Brasil sem assistência, desempregados, indigentes, mendigos, alcoólatras sem a minima assistência de quem os enviou. Sem exagero eram mais de 25.000 homens; pensam na grande maioria de anônimos lutando como bravos que foram morrendo sem sequer receber uma homenagem e apoio por este Brasil afora. Valeu bravos pracinhas da FEB.
Fui gentilmente convidado pela nossa amiga Socorro filha da enfermeira Aracy Sampaio e aproveitei e registrei esta homenagem a FEB.

Henrique de Moura Paula Pinto  

Tomada de Monte Castelo

Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas devido a vários fatores, entre os quais as temperaturas extremamente baixas. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia.
A 21 DE FEVEREIRO de 1945a FEB tomou de assalto o Monte Castelo, posição fortemente organizada e presumivelmente inexpugnável, não somente pela situação privilegiada de dominância como por estar defendida por um adversário adestrado, experiente e combativo, que já repelira, com êxito, ataques anteriores desfechados pelos aliados.
Henrique Moura  ao lado dos guardiões da Pátria.
Da esquerda para direita: Capitão Severino Francisco,Tenente Vinícius da Silva, Tenente Vasco, Coronel Vanutelli Duarte e Nestor Silva.

Fotos Henrique Moura 
Blog O Resgate FEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário