quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Centro de Documentação da Segunda Guerra Mundial Cap. Enfermeira F.E.B Altamira Pereira Valadares.

O Centro de Documentação Histórica na cidade de Batatais (SP), centro de estudos da Segunda Guerra Mundial (1939/1945) constitui um espaço de memória organizado pela Cap Altamira Pereira Valadares, enfermeira batataense da Força Expedicionária Brasileira, que desde a sua participação na guerra, se dedicou à coleção de fotografias, documentos, livros e objetos relacionados à história da Segunda Guerra Mundial, para formar um local de pesquisa e documentação em Batatais.
Segundo palavras da Cap Altamira, não se trata de um Museu e sim de um Centro de Documentação com objetos que comprovam os fatos, visando a história e a verdade.
O acervo do Centro de Documentação é composto por fardas e documentos dos pracinhas, uniformes de campanha e de gala das enfermeiras, marmitas, cantis, talheres, botas, sapatos, galochas, objetos de primeiros socorros, medalhas, documentos e fotografias das enfermeiras, além de inúmeras fotografias, souvenires e publicações (livros, revistas e jornais) sobre a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira. Há também uma Exposição Itinerante da Segunda Guerra, com pastas de documentos e fotografias organizado e doado pela sucessora da enfermeira, Ivete Pereira Lavagnoli de Montanha.
Todo este material constitui uma fonte de pesquisa extensa e muito detalhada sobre este trágico fato histórico mundial, com riqueza de informações contidas nos relatos diários da própria Cap Altamira e nas milhares de fotografias, grande parte com identificação.

Fotos da enfermeira na época da guerra e recebendo uma condecoração,
 nascida em Batatais no dia 15 de julho de 1910.

Certificado de participação da enfermeira Altamira na Segunda Guerra Mundial, assinado pelo General Mascarenhas de Moraes.

Uniforme de gala e condecorações da Capitã Altamira.

Senta a Pua, símbolo da Força Aérea Brasileira, A Cobra esta Fumando de tecido símbolo da Força Expedicionária Brasileira(FEB), Coração do Brasil, Emblema da Cobra esta fumando de lata feita em Nápoles, Medalha de Campanha condecoração a todos que participarão na campanha na Itália, Medalha de Guerra condecoração a todos que contribuíram no esforço de guerra da FEB e a Medalha Sangue do Brasil condecoração aos feridos ou mortos em combate na Segunda Guerra Mundial. Abaixo o Cap que pertenceu ao General Mascarenhas de Moraes.
Safa-Onça, dicionário inglês-português, utilizado pelos soldados brasileiros para se comunicar com os soldados americanos em operação conjunta na Itália.
Liner do capacete M1

 Radio Amador utilizado pelos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Quadro com as 73 enfermeiras voluntárias da Força Expedicionária Brasileira-FEB no front italiano no período de julho de 1944 a 1945.

O Centro de Documentação Histórica
Fotos tirada do blog Panorâmico
Montagem:Blog O Resgate FEB
Anvfeb.
Clique na foto para ampliar

15 comentários:

  1. Henrique, onde posso pesquisar para conseguir os relatórios de sepultamento dos soldados da FEB? Marcos Pisetta

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcos .
    Obrigado pela visita.
    O relatório de sepultamento original da época acho muito difícil de encontrar,
    Tenho um livro "BOLETIM ESPECIAL DO EXÉRCITO" 2º edição de 1960com a lista dos mortos em combate com seus nomes ,identidades e alusão ao atos conquistado pela sua ação no comprimento do dever com data do falecimento e local do sepultamento em Pistoia.
    No blog O Resgate FEB tem um post LISTA DETALHADA DOS MORTOS DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA ... entre em 'pesquisar este blog'.
    Boa sorte e se precisar me passa o nome e vejo se consigo mais.
    Obrigado e volte sempre
    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pesquiso sobre o soldado Mário Nardelli.

      Excluir
  3. Oi , Eu vou na Associação dos veteranos da FEB seção de Brasília dia 18 e vejo o que acho, ok
    abraço
    Henrique Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, meu e-mail é haiti7@bol.com.br. Marcos Pisetta.

      Excluir
  4. Olá Henrique.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho por você desenvolvido neste blog. Sou colecionador de militaria há pelo menos 10 anos, e possuo diversos itens da FEB, os quais adquiri no decorrer dos anos em feiras pelo Brasil. Bela coleção você possui. Gostaria de saber se você tem conhecimento da lista dos nomes dos soldados enviados para o tetro de operações da Itália?
    Cordialmente;
    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Desculpa a demora Eduardo.
    Obrigado pela visita.
    Sim ,na Casa e Museu dos Ex Combatentes de Brasília tem uma lista completa.
    Volte sempre e o blog e nosso.
    Abraço
    Henrique Moura

    ResponderExcluir
  6. Prezado Henrique possuo um cartaz feito por Wal Disney em homenagem aos pracinhas que foram para a Itália na segunda guerra mundial. Gostaria de vender este material. Você pode me dizer quanto vale é quem teria o interesse em comprar?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Henrique possuo um cartaz feito por Wal Disney em homenagem aos pracinhas que foram para a Itália na segunda guerra mundial. Gostaria de vender este material. Você pode me dizer quanto vale é quem teria o interesse em comprar?

    ResponderExcluir
  8. Prezado Henrique,tem como ter acesso a tudo o que foi escrito e registrado por nossa querida Enfermeira Almira?

    ResponderExcluir
  9. oi tenho meu vÔ, que foi ex combatente da guerra de 1945 Pedro cincilio minha família tinha cartão postais medalhas mais o filho dele por se envolver com entorpecentes se desfez das coisas dele e isso me doeu muito pois foi uma conquista que muitos ñ verão mais infelizmente só que a homenagem a ele foi feita e me orgulho de ser neta de Pedro cincilio meu herói

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Nossos heróis e nossas heroínas não podem jamais ser esquecidos. Vi seu trabalho no Viagem na História. Já estou divulgando este Centro para muitos.

    ResponderExcluir
  11. E quanto ao pessoal que serviu a 2ª Bateria Móvel de Artilharia de Costa em Fernando de Noronha? Qual o nome do navio que transportou esta unidade e quem foi seu comandante? Qual o período estiveram na ilha?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Há alguma informação do pessoal que integrou a extinta 2ª Bateria Móvel de Artilharia de Costa em Fernando de Noronha entre: 1943 e 1945?

    ResponderExcluir