quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

1º RI - REGIMENTO DE INFANTARIA REGIMENTO SAMPAIO - F.E.B

1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Es) (1º BIMtz-Es) – REGIMENTO SAMPAIO, é uma das unidades mais gloriosas do Exército Brasileiro, que teve em seus quadros Luís Alves de Lima e Silvao Duque de Caxias, Patrono da Instituição.
Sua origem remonta ao "Terço-Velho", criado pelo Governo Geral de Mem de Sá, com o objetivo de expulsar o invasor francês da cidade do Rio de Janeiro. Do século XVI aos nossos dias, a trajetória do Regimento Sampaio e de seus elementos formadores se confunde com a história da Força Terrestre.
No século XVII, participou da 1ª expedição extra-continental de uma tropa brasileira, atuando junto com o exército português em Angola. No século XVIII, marcou sua presença na demarcação das nossas fronteiras. Já no século seguinte, escreveu páginas memoráveis integrando a "Divisão Encouraçada" do Brigadeiro Antônio de Sampaio, na Guerra da Tríplice Aliança. Naquela ocasião, fruto do seu adestramento e de sua experiência em combate, participou da Batalha Naval do Riachuelo e lutou em Tuiuti, a maior batalha campal da América do Sul. Ainda foi protagonista de uma das páginas mais estóicas de nosso Exército: a Retirada da Laguna. Já no final do século passado, esteve presente na Proclamação da República, formando entre as tropas que emolduraram tão importante fato da história brasileira.
1º RI - REGIMENTO DE INFANTARIA - REGIMENTO SAMPAIO1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Es) - (1ºBIMtz-Es)
Av. Duque de Caxias, 1672 - Vila Militar - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21615-220
Em 1908, recebe a denominação de 1º Regimento de Infantaria e ocupa seu atual aquartelamento na Guarnição da Vila Militar, no Rio de Janeiro. Participou da Revolução de 1930 e combateu ao lado das tropas legalistas na Revolução Constitucionalista de 1932 e na Intentona Comunista de 1935.O Regimento Sampaio viria a participar dos combates da segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945, participando das batalhas de Monte Castello e  Fornovo di Taro.
Mais recentemente, em 1966, participou da Terceira Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola Em 2005, compôs a força brasileira da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti.
Oficiais do Regimento Sampaio, a bordo do General Meigs, usando as suas bóias “Mae West”
Foto escaneada do livro “Eu estava lá” –  Elza Cansanção
Pesquisa: Revista Verde Oliva nº 157
anvfeb

Um livro da Biblioteca do Exército,de Janeiro de 1953 do Ten Cel.Nelson Rodrigues de Carvalho contanto todo a história do Regimento Sampaio desde a  época do seu Patrono Brigadeiro Antônio Sampaio(24/5/1819 a 5/7/1866) a campanha na Segunda Guerra e a heróica conquista de Monte Castelo. Com vários mapas e fotos.Um bela leitura sobre a FEB
(acervo O Resgate FEB)

16 comentários:

  1. Meu tio José lopes de Oliveira filho de Pedro Lopes de Oliveira e dionizia Teixeira correa serviu nesse regimento durante a segunda guerra e estamos sem contato com o mesmo.Favor faxer contato comigo quem souber informações. grata.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a honra e o privilégio de servir no glorioso Regimento Sampaio de março de 66 a janeiro de 67 na no 1o. Batalhao - CCSv sob o comando do Capitão Augusto Alkindar. Foi uma experiência agradabilíssima. Gostaria muito de visitar essa umidade.

    ResponderExcluir
  3. Sou 1o.Ten R/2 Inf. formado pelo CPOR/SP em 1974 e estagie como aspirante em 1975 no 1o. BIMtz desse ainda Regimento, comandando o PPL da 1a. Cia sob o comando do então Cap Oliveira. Muita saudades. Assim que for ao RJ gostaria e quero muito visitar essa histórica Unidade do Exército Brasileiro, se assim Deus o permitir.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai serviu bravamente,nessa honrada OM. Praça de 1961. Armando.

    ResponderExcluir
  5. Eu Sd 1240 Reis posso dizer que tive um prazer imenso de ter servido neste quartel. Obrigado a todos superiores que me forçaram a me tornar um verdadeiro homem.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive a honra de servir esse regimento em 1990

    ResponderExcluir
  7. Meu pai, o soldado Sebastião Francisco das Neves, da cidade de Taperoá Paraíba, também esteve na Itália, ao qual foi ferido em batalha, no dia 15 de abril de 1945 em Creda, vindo a escapar por muito sorte.
    Faleceu em 07 de março de 1975.
    Aqui deixo registrado com todo orgulho de ser filho de um grande guerreiro.

    ResponderExcluir
  8. Eu tiver a honra de servi nesse batalhão em 1990 1 compania capitão Nilton 👏🏼👏🏼👏🏼 soldado elsini

    ResponderExcluir
  9. Meu tio avô morreu em acidente de guerra no ano de 1945. Soldado 1º RI José Custódio Sampaio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo. Por acaso o SD. José Custódio Sampaio que se refere, é o natural do Município de Caucaia, Ceará? Se for realmente ele, peço que entre em contato em comigo o quanto antes. Sou desse município e a anos que procuro a família de nosso herói febiano. Meu whatsapp é (85) 85904749.
      Sou escritor e estou organizando uma ação em homenagem a FEB, agora pra agosto.

      Excluir
  10. Meu pai participou da Segunda Guerra Mundial, como 3°sargento do regimento Sampaio. 3°sargento 3252 Ubirajara Araujo.Eu gostaria de ter acesso a documentação que possa me ajudar a reconstruir essa parte da história de meu pai.

    ResponderExcluir
  11. Meu pai serviu em 1944. Sempre elogiou o regimento e principalmente, os amigos!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Preciso de informações sobre o Soldado Sebastião Rocha - 1G 240983 embarcado em: 22/09/1944 e desembarcado em: 22/08/1945.

    ResponderExcluir