domingo, 24 de novembro de 2013

1º BATALHÃO DE SAÚDE - F.E.B

1º BATALHÃO DE SAÚDE
21º Batalhão Logístico
O 1º Batalhão de Saúde foi criado em 1943 e, em 24 de janeiro de 1944, foi instalado e organizado na cidade de Valença – RJ. Em maio do mesmo ano, deslocou-se para a cidade do Rio de Janeiro, de onde embarcaria para o Teatro de Operações Europeu.
O 1º Batalhão de Saúde apoiou os combatentes no Vale do Rio Serchio-Pocada, em Monte Castelo, no Vale do Marano, em Della SerraCastelnuevoMontese,Collecchio e em Fornovo di Taro. Desde a chagada à Europa até o dia 2 de maio de 1945, quando cessaram as hostilidades em solo italiano, foram atendidos 6.189 homens, sendo 3.839 doentes e 2.350 feridos.
Por sua destacada atuação na Itália, o 1º Batalhão de Saúde fez jus a honrosa citação de combate, concedida pelo Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira. Terminada a guerra, o Batalhão concretizou o seu retorno ao Brasil em 22 de agosto de 1945.
Em 1963, foi criado o Estandarte Histórico para o 1º Batalhão de Saúde, denominando-o Batalhão Oswaldo Cruz, em justa homenagem ao ilustre médico e sanitarista, exaltando, ainda, as principais batalhas onde o batalhão atuou na campanha da Itália: Castelnuevo, Montese, Monte Castelo e Fornovo.
Em 1965, o 1º Batalhão de Saúde prestou relevantes serviços ao Batalhão da Força Interamericana de Paz que operou em São Domingos – República Dominicana, particularmente com pessoal, material e apoio sanitário, fato ressaltado pelo então Comandante do Grupamento de Unidades-Escola.

Jipe Ambulância da FEB 
Em 1969, o 1º Batalhão de Saúde foi transformado em 1º Companhia de Saúde, conservando a denominação de “Batalhão Oswaldo Cruz”, e recebendo a autorização para guardar e portar o estandarte histórico do 1º Batalhão de Saúde.
Em 1972, foram criadas as primeiras Unidades Logísticas, surgindo, assim, a 07 de novembro do mesmo ano, o 21167 Batalhão Logístico, que ocupou as instalações onde atualmente se encontra o QG do GUEs/9º Brigada de Infantaria Motorizada.
No dia 09 de abril de 1973, o 21º Batalhão Logístico foi transferido para as instalações anteriormente ocupadas, sucessivamente, pela 1º Cia de Comunicações e peloEsquadrão Mecanizado, “Esquadrão Tenente Amaro“, na estrada Marechal Mallet, nº 1283, em Magalhães Bastos, onde se encontra até hoje.
1ª Formação Sanitária em Valença/RJ, o qual deu origem ao Batalhão de Saúde.
1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro – Valença, RJ  

À frente da ambulância Dodge WC-54 da FEB, está o Tenente Médico Lázaro Rubim
FONTE:
Noticiário do Exército
Acervo Roberto R. Graciani (Material gentilmente enviado pelo ST Romano, Encarregado do Museu Militar Cap Pitaluga)


Raras flâmulas  da lembrança da reunião do 1º Batalhão de Saúde,fabricado pelo Rei das Flâmulas (Rua Senador Dantas 73 - Rio de Janeiro .
( Acervo O Resgate FEB )
Lembrança da 15ª Reunião 1º Batalhão de Saúde de julho de 1960.

Lembrança da 10ª Reunião dos Veteranos do 1º Batalhão de Saúde em julho de 1955
clique na foto para ampliar

24 comentários:

  1. Eu fico feliz em saber que a FEB teve participação fundamental no curso da 2ª Guerra!!!! e você nobre amigo é o cara que conta está história em detalhes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodrigo pela visita e fico muito feliz pelo elogio e fortalece em continuar a divulgar a FEB.
    abração
    Henrique

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Marta. Procuro informações sobre meu pai. Sei que esteve na FEB, Itália, 2a guerra mundial, na area de saúde, talvez enfermeiro. Seu nome é Joaquim Rufino de Araújo. Procuro uma lista com os nomes dos participantes. Será que existe?

    ResponderExcluir
  4. Sou Daniela, meu avô é Manuel Medeiros e sei que pertenceu ao batalhão de saúde. Sabe informar mais sobre ele?

    ResponderExcluir
  5. Ola !
    Desculpa a demora Marta, na associação de ex combatentes da Segunda Guerra de seu estado e o lugar mais indicado para melhores informações sobre seu pai.Desejo que encontre.Daniela e o mesmo caso da Marta procura a associação,infelizmente o Brasil fez pouco caso da FEB quando voltou da guerra.e agora estas dificuldades.Desejo boa sorte a Marta e Daniela e fico orgulhoso do empenho em resgatar tão preciosa parte da nossa história.Obrigado pela visita e volte sempre. O blog e nosso.
    Abraços
    Henrique Moura

    ResponderExcluir
  6. Tive a honra de servir o nosso glorioso Exercito Brasileiro, no Batalhão de Saúde, Batalhão Oswaldo Cruz, Localizado em Magalhães Bastos RJ. Gostaria de ter contato com os colegas, da época. sugiro aqui uma página no Face, Meu nome guerra Jesus, 707. Classe de 1969.

    ResponderExcluir
  7. Excelente artigo.
    Meu pai Nelson Halembeck pertenceu ao batalhão de saúde.

    ResponderExcluir
  8. Fui Soldado Padioleiro Atendente de 1ª Classe do 1º Batalhão de Saúde, Batalhão Oswaldo Cruz, Cia independente de Saúde, Pelotão de Comando, no qual servi com prazer e vibração, ao ponto de me derramar em lágrimas no dia de minha baixa. Período de 1969 à 1970. Sd LINS 666. Se por um acaso algum companheiro da minha Cia ler este comentário, por favor entre em contato comigo através do zap 21 98812-0057. Brasil acima de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que DEUS te acompanhe sempre. Meu pai foi também soldado do 1Batalhão de saúde.

      Excluir
  9. MEU PAI FOI DESSE BATALHÃO ...TENHO FOTO DELE NA ITALIA

    ResponderExcluir
  10. SERVI NO BATALHÃO DE SAUDE EM 1968, PRAÇA DE MAGALHÃES BASTOS,,,,,,GUILHERME BARBALHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Sou Jorge Rosa.
      Servi neste ano também, fui soldado. Estou a procura dos demais que serviram

      Excluir
    2. Servi no batalhão de Saúde em Magalhães Bastos Rj no período de 1968/1971 na Cia.de triagem -nome de guerra Simão.

      Excluir
  11. GUILHERME AUGUSTO B CARDOSO SD 369 CIA IDEPENDENTE

    ResponderExcluir
  12. Servi no batalhão de saúde bat praça de 1968 Jorge Rosa n 386.tenho saudade do tempo.

    ResponderExcluir
  13. Fui Cabo do Primeiro Batalhão de Saúde Btl. Oswaldo Cruz - Cia Independente de Saúde - Cabo Ribeiro - Ano de 1961 - gostaria de reencontrar antigos companheiros - desejo também notícias do Tenente Campos ( à época em que servi ele era segundo Tenente ).

    ResponderExcluir
  14. Fui soldado deste Batalhão, de 1996 à 2004, servindo no Rancho;
    Intendencia .
    Que saudades

    ResponderExcluir
  15. Sd Vilquer ( CCS ) NUMERO 727 - 1996 À 2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sd Vilquer aqui quem fala é o Sd Cristiano 706(ccs)1996 época boa saudades!Meu contato (21)96528-4560

      Excluir
  16. Servi no ano 2000
    Sd PIMENTA TEL 987283511

    ResponderExcluir
  17. Trabalhei ns décafs dr 60/70 com um ex padioleiro da gloriosa FEB. Ele me disse que foi ainda antes dos 18 anos para Itália. Seu mome : Homero Gondim, de Itapecirica MG. Procurei seu nome nos livros do EB,que regostram os pracinhas
    Infelizmente não encontrei o nome dp Homero. Alguém pode me ajudar nesta pesquisa ?
    Muito obrigad
    Heli Freitas

    ResponderExcluir
  18. Sevinc nesse Batalhão no pelotão de triagem Soldado Oliveira n181

    ResponderExcluir