segunda-feira, 10 de junho de 2013

33ª Comemoração do “Dia do Pracinha Salesopolense”

No dia 09 de junho de 2013, Os Poderes Legislativo e Executivo da Estância Turística de Salesópolis fez a 33ª Comemoração do “Dia do Pracinha Salesopolense, Com a seguinte programação:
10h horas - Santa Missa, na Igreja Matriz de Salesópolis.
11h15min horas - Hasteamento das Bandeiras.
Homenagem aos Pracinhas Salesopolenses e
compromisso à Bandeira pelos Jovens Salesopolenses na Praça da Matriz.

Veteranos de Salesópolis:
Abílio Nunes dos Passos, Jurandir Nepomuceno da Silva Benedito Claudino dos Santos, Laurentino Marcelino de Morais, Benedito da Fonseca, Moacyr Albino Wuo, Daulino de Oliveira, Francisco da Silva,  Paulo Fatigatti de Morais, Francisco Miranda Melo, Pedro de Souza, Indionor dos Santos, Pedro  Fróis  de  Oliveira , João Duarte, Pedro Pinto de Miranda, José Cursino dos Santos,  Raul Gomes, José Francisco de Melo, Samuel Félix  e  Orlando Rodrigues de Camargo ( único veterano vivo)
Na comemoração foi presenteado ao Veterano Orlando Rodrigues de Camargo,pela Câmara Municipal, O livro História de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial – Memórias do meu pai da autora Isalete Leal.
Foi feita a chamada dos Veteranos Salesopolense já falecidos.  Os parentes mais próximos dos Veteranos falecidos como também o filho do Veterano homenageado e a autora do livro, que esteve presente na solenidade, foram homenageados com uma rosa branca simbolizando a PAZ que os veteranos trouxeram para a nossa Nação.
O presidente da Câmara fez um discurso emocionado que o levou as lágrimas com a emoção tomando conta de todos os presente. Ele enaltece os feitos e valores dos Veteranos.
Teve a palavra o prefeito de Salesópolis, o Filho do veterano Orlando Rodrigues de Camargo.
Com o encerramento da solenidade teve a participação especial da Banda de Música e Guarda à Bandeira do Exército Brasileiro, 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel – 6º BIL – CAÇAPAVA / SP, que tocou o Hino Nacional. Com o hasteamento das Bandeiras: Nacional, do Estado de São Paulo e da Cidade de Salesópolis.  E como não poderia faltar a Canção do Expedicionário.
Depois foi oferecido um almoço para os convidados, Veteranos, parente de Veteranos e autoridades presentes.

Matéria de Isalete Leal

Um comentário:

  1. Homenagem especial:
    Soldado Abilio dos Passos, natural de Salesólolis –SP, 2G 95.568, do 1º RI, falecido aos 12/12/1944 em Monte Castelo.

    ResponderExcluir