terça-feira, 14 de maio de 2013

Tarde de autógrafos do Livro “Histórias de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial – Memórias do meu pai”


No dia 11 de Maio de 2013 foi realizada à tarde de autógrafos do livro História de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial – Memórias do meu pai, com a autora Maria Isalete de Britto Leal e o veterano Francisco Conceição Leal (Cabo Leal).
O evento foi realizado na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – seção Valença – RJ.
Uma tarde agradável com muitas alegrias e emoções e o reencontro com parentes e amigos. O evento contou com a presença dos Veteranos da cidade, parentes dos veteranos, representante do 1Esqd C L, Membros da Academia Valenciana de Letras, Parentes da autora e amigos de longa data do seu pai, Representante da Câmara dos vereadores, Secretária Elen da Associação de Valença, Filhos e esposas de veteranos já falecidos, Ex-Combatente Humberto Murat Submarinista e o Ex-Combatente Maj. Paraquedista Paulo de Araújo Lima secretário e presidente da seção Valença.
Durante o evento a Associação conferiu a autora o certificado de significativo apoio a manutenção da memória dos Ex-Combatentes do Brasil.
O livro conta histórias verídicas de um veterano da Segunda Guerra Mundial. Histórias que ele sempre contou e outras que após muitos anos resolveu a contar.
Um livro com palavras simples, que não narra as estratégias da Segunda Guerra Mundial, não entra no mérito das batalhas. Porém, faz um breve comentário de algumas batalhas que participou.
         Conteúdo rico em histórias reais. Passando os sentimentos de angústias, tristezas, alegrias e esperança de voltar. Contribuindo para um mundo livre e melhor.
         Com fatos marcantes em sua vida e em sua memória. Fatos que vivenciou bem de perto. Que hoje são marcas em sua mente e em seu físico. Histórias vividas por ele e seus companheiros, mais próximos. Histórias tristes que deixarão muitos a pensar e também as que darão boas risadas. Histórias de companheiros que partiram durante o conflito e de companheiros que fizeram parte do seu convívio no pós-guerra, que deixaram saudades.
         Está registrado no livro todo o acervo que guardou, podendo ver a farda, cartas, telegramas e objetos usados por ele durante a campanha na Itália.
 A escritora Maria Isalete de Brito Leal
Maria Isalete com seu pai Ex-combatente da FEB Francisco Conceição Leal
Panorama da tarde de autógrafos

5 comentários:

  1. Agradeço ao Henrique pela postagem da minha tarde de autógrafos na cidade natal do meu pai.
    Foi uma tarde com muitas emoções para mim e muito mais para meu pai, com o reencontro de muitos amigos que a muito tempo não via.E os parentes que o proporcionaram uma surpresa com a presença e depoimentos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, gostaria de saber se você, dono deste blog tens um e-mail que eu possa entrar em contato? Gostei muito do seu blog, trabalho no Museu Militar de Panambi RS e a maioria das coisas que tens no seu blog eu tenho aqui no Museu, gostaria de compartilhar informações com vocês.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de saber se você, dono deste blog tens um e-mail que eu possa entrar em contato? Gostei muito do seu blog, trabalho no Museu Militar de Panambi RS e a maioria das coisas que tens no seu blog eu tenho aqui no Museu, gostaria de compartilhar informações com vocês.
    Abraço

    ResponderExcluir