sexta-feira, 22 de março de 2013

Panfletos as tropas da F.E.B e aos alemães

Para complementar a matéria Panfletos alemães contra a FEB e Propaganda de Guerra, mais alguns panfletos que eram jogados aos soldados brasileiros no front italiano na Segunda Guerra.
A propaganda psicológica que os alemães lançavam sobre nossas posições, ainda em dezembro de 1944, por exemplo (Fig. 1 e 2,  fonte: Cobra fumando), prova de que o Comando alemão conhecia não só a nossa presença, como até mesmo a divisão regimental da FEB.
Fig. 1 – Panfleto de guerra psicológica alemã lançado sobre as posições brasileiras em 1944: detalhe para a identificação da composição regimental da FEB. De resto, propaganda nazista, esquizofrênica e antiamericana, repetida até o presente.
Fig.2 – Verso do panfleto: segundo um pracinha entrevistado, os panfletos eram utilizados pela tropa para atividades, digamos, menos nobres
(clique na foto para ampliar)

Pesquisa ,Blog a Lapa Azul
As duas faces da gloria de Willian Waack

Panfleto brasileiro destinados a Soldados Alemães no Front Italiano.

 Tradução
Porque nós soldados brasileiros estamos lutando contra os alemães?
Esta pergunta é fácil de responder. O Brasil se juntou à coalizão mundial contra a Alemanha nazista, por duas razões simples e convincente:
Primeiro: porque nosso país foi provocado por piratas com submarinos alemães que afundaram nossos navios indefesos, ao longo da costa brasileira, apesar dos nossos protestos diplomáticos – na época em que o Brasil ainda mantia uma estrita neutralidade.
 Segundo: porque o povo do Brasil quer viver em um mundo livre, onde um homem livre pode continuar tranquilamente com seus negócios – não sob o domínio do mundo nazista. Os chamados de Hitler <<nova ordem>> não era de forma alguma limitada a Europa, era um esquema em todo o mundo, uma ameaça universal. a rede de intrigas políticas que os nazistas tentaram espalhar por todas as repúblicas latino-americanas, incluindo a nossa pátria, feito que ficou muito claro e que o Brasil foi diretamente ameaçado pelo desafio nazista.
 Soldados brasileiros na Europa estão lutando contra a agressão imperialista da Alemanha nazista – para a manutenção do nosso modo de vida e um futuro de progresso e liberdade, como todos das Nações Unidas.
Pesquisa blog Francisco Miranda

Um comentário:

  1. Gostei da parte que diz que "os americanos nao sao estimados em nenhuma parte desse mundo". rsrsrsr

    ResponderExcluir