quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Terras Italianas da campanha da F,E.B

Não podia faltar no acervo um pouco das terras italianas por onde pisaram e lutaram os pracinhas da FEB.Um pressente do amigo Carlos Eduardo Machado quando esteve visitando os monumentos, cidades e campos de batalhas  na Itália.
Os frascos com as terras italianas.
Terra de Monte Castelo da trincheira da FEB.

Terra do cemitério de Pistoia
Terra de Montese.
(clique na foto para ampliar)

2 comentários:

  1. Henrique, saudações
    Em primeiro quero aqui, publicamente, parabenizar e agradecer a vc por este blog . Na minha opinião o melhor sobre a FEB. Continue com ele , não deixe de atualiza-lo com informações , jamais.
    Em segundo tenho uma dúvida referente a estas plaquinhas de metal que aparecem nas fotos acima ao lado dos frascos com terra. Onde eram usadas? Nos uniformes?
    Pergunto isto pois tenho uma , juntamente com outros itens, que ganhei do meu avô, e me surgiu esta duvida agora que resolvi fazer uma singela homenagem ao herói de nossa família .
    Obrigado
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Adriano obrigado pela visita e elogio, não desistirei de resgatar a memória dos que lutaram e deram suas vidas para um mundo melhor.a latinha da cobra fumando latinha foi feita em Napoles.Este distintivo de lata da¨ Cobra Fumando¨ só foi feito no final da guerra, na Itália , tendo sido considerado oficial pela FEB , aprovado pelas tropas é também pelos americanos.Foi bastante difícil sua confecção ,em quantidade suficiente , para um efetivo de mais de 25.000 soldados . Foi solicitado ao Brasil que fizesse chegar aos nossos combatentes essa significativa caracterização da FEB , nos campos da Itália , colocando os brasileiros em pé de igualdade com os demais forças aliadas, mas nenhuma providência foi tomada nesse sentido. Foram feitas encomendas para os oficiais , em Roma e Florença . No fim da guerra ,descobriu-se em Milão, uma estamparia capaz de comfeccionar o tão almejado distintivo.No embarque de volta , dos diversos escalões, a 4º Seção entregou ao comandante da tropa embarcada um exemplar para cada homem,a fim de que a COBRA FUMANDO não ficasse na Itália como souvenir. Dessa forma o distintivo foi ostentado na chegada ao Brasil , pelos vitoriosos da campanha da Itália .Foi usado desfile das tropas brasileiras e portuguesas , em Setembro em Lisboa em comemoração à vitória da FEB.Em conversa com o ex -combatente Tenente Pedro Rodrigues em Curvelo , ele me contou que por onde desfilaram , na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro , houve casos de pessoas que cortaram as mãos na latinha do distintivo , na tentativa de tocar os braços dos soldados. Mais uma vez obrigado e o blog esta a disposição para divulgar a biografia do seu avô ,conto com vc.Valeu...

    ResponderExcluir