quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

¨Silver Star¨ Para um herói brasileiro.

Marcilio Luiz Pinto, momentos apos ter recebido a medalha "Silver Star"

Matéria extraída do Jornal O Cruzeiro de 1945, nela mostra a uma citação para medalha Silver Star para um de nossos heróicos pracinhas, que tão bravamente lutaram contra os alemães em campo de batalha italiano enfrentando grandes diversidades e despreparo.
Publicamos abaixo a citação para Medalha a “Silver Star” (Estrela de prata) concedida pelo Comando Norte-Americano ao Cabo Marcilio Luiz Pinto, por ação distinta em combate. Simultâneamente O Cru­zeiro do Sul tem o prazer de, regis­trando aquela citação do General Mark W. Clark, estampar a fotogra­fia do nosso bravo camarada que aparece ostentando, com justificado orgulho, a Medalha com que viu premiada a sua conduta audaz, exemplo para todos os que, vindos do Brasil, aqui se empenham e reafirmam as tradições de agressividade e heroísmo dos nossos soldados
Silver Star (Estrela de Prata) terceira maior valor ,exclusivamente para combatentes.
“Marcilio Luiz  Pinto, Cabo, Força Expedicionária Brasileira. — Por bravura em ação, em oito de novembro de 1944, na Itália.
Quando membro de uma patrulha em missão de reconhecimento nas vizinhanças do Monte ãe Torre de Nerorte, Itália, o Cabo Pinto participou de um ataque de surpresa a uma posição inimiga. Sem se preocupar com sua segurança pessoal, avançou sobre um ponto forte inimigo e capiturou vários prisioneiros bem como o seu respectivo equipamento.
Demonstrando sangue frio sob o fogo, o Cabo Pinto fez recuar uma patru­lha que tentou libertar os prisioneiros e durante a ação matou vários inimigos. Com outros membros da patrulha trouxe os prisioneiros e o equipamento capturado para as linhas amigas.
O Cabo Pinto, pela sua ação de bravura reflete a confiança em si próprio e está de acordo com as altas tradições dos Exércitos Aliados”.
* Mark W. Clark, Ten. General do Exercito dos Estados Unidos Comandante.
           Matéria: Ecos da Segunda Guerra

5 comentários:

  1. Interesante post sobre un valiente. Saludos cordiales.

    ResponderExcluir
  2. Quantos de Nossos Soldados recebem a Silver Star ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas mais 3, Marcílio foi o único não oficial.

      Os outros foram:


      Apollo Miguel Rezk, Major, Exército Brasileiro - concedida durante a 2ª Guerra Mundial.
      Rubens Hesstel, General, Exército Brasileiro - concedida durante a 2ª Guerra Mundial.
      Ernani Ayrosa da Silva, General, Exército Brasileiro - concedida durante a 2ª Guerra Mundial.

      Excluir
  3. Esses não morrerão jamais, estarão vivos na memória dos Brasileiros.

    ResponderExcluir