segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Military Police . MP.


A polícia militar (MP do inglês military police) segundo o conceito usado internacionalmente - é a corporação que exerce o poder de polícia no âmbito interno das forças armadas, garantindo a segurança, a ordem e a lei no seu seio. Geralmente, a sua ação limita-se apenas às instalações e aos membros das forças armadas.
Em tempo de guerra, além das anteriores missões, a polícia militar também se pode encarregar da defesa imediata de infraestruturas estratégicas, da proteção de altas individualidades militares e civis, da administração dos prisioneiros de guerra, da regulação do tráfego rodoviário e da segurança pública nas regiões sujeitas a administração militar.
Tarja MP usada pela FEB/US na Segunda Guerra e o apito de metal US ARMY.

(acervo O Resgate FEB)

MPs no desembarque no Brasil
clique na foto para ampliar

Um comentário:

  1. Primeiramente, parabéns pelo Blog, Henrique. Penso que preservar a história é muito importante.
    Sou leigo, mas, tomo a liberdade de comentar, acrescentando à sua publicação, que a nossa PE foi criada na 2ª Guerra Mundial e o seu primeiro contingente foi um Pelotão da Guarda Civil de São Paulo, que era quem tinha experiência em policiamento.
    Outra curiosidade, em relação a isso, é que os bucaneiros, atualmente utilizados tanto pela PE, como pelas Polícias Militares dos Estados, teve sua origem também nessa época. Sua utilização vem da formação da Marinha americana, realizada pelos piratas da época, pois tinham grande experiência no mar. Em troca, por auxiliar o governo americano na formação de sua força naval, tiveram seus crimes perdoados.

    ResponderExcluir