sexta-feira, 9 de setembro de 2011

OS 17 DE ABETAIA - F.E.B

Após a conquista de Monte Castelo em dezembro de 1944,  iniciou-se cuidadosa busca por toda a região, a procura dos corpos dos soldados desaparecidos nos combates anteriores. As equipes de salvamento das quais faziam parte capelães militares se depararam com quadros pungentes que causaram forte impacto: soldados com os corpos intactos, ainda de armas na mão, jaziam na posição em que  foram surpreendidos pela morte e conservados pela neve que caiu posteriormente aos combates.Quem percorreu aquela área  certamente jamais se esquecera do que viu.Região duramente disputada ao sopé de Monte Castelo ocorreu em ABETAIA .em torno dessa posição, em semicírculo, foram encontrados  17 corpos de soldados brasileiros em posição de combate, com armas e granadas nas mãos, liderados por um sargento Luiz Rodrigues Filho, do Regimento Sampaio.A princípio  se supôs que todos fossem  dessa unidade mas pesquisas de identificação comprovaram que alguns pertenciam a outras unidades brasileiras que também participaram do ataque a Monte Castelo. a descoberta aumentou a névoa do mistério que cercou esse episódio. O Coronel Nelson Rodrigues de Carvalho, em sua história do Regimento Sampaio, sugere que o grupo de combate desgarrados, atraídos pelo fogo de Abetaia, lá se encontraram com outros  e lutaram até a morte.O fato é inquestionável marca da bravura indômita do pracinha brasileiro: morrer atacando o inimigo.O acontecimento entrou assim para a história:¨OS 17 DE ABETAIA¨

Pintura a óleo retratando¨Os 17 de Abetaia¨.Quadro de autoria do Vet.Cap Otton Arruda Lopes datado de 21/02 1993.Exposto no Museu da FEB -Belo Horizonte- MG.

Os 17 heróis de Abetaia 
Luiz Rodrigues Filho(sargento) 1ºRI  Engenho Novo RJ
Ary de Azevedo 1ºRI  Engenho Novo  RJ
Cristiano Clemente da Silva  1ºRI  Tijucas  SC
Duravalino do Espírito Santo 1ºRI  São Fidélis  RJ
José de Aráujo  1ºRI   S.Ant de Padua  RJ
Alcides Maria Rosa  11ºRI  Dores de Campos  MG
Aleixo Herculano Malva  11ºRI  Itajai  SC
Almiro Bernado  11ºRI  Botucatu  SP
Amaro Ribeiro Dias  11ºRI  Campos  RJ
Amelio da Luz 11ºRI  Cerro Azul  PR
Antonio  Coelho da  Silveira  11ºRI  São João Del`Rei   MG 
Lindo Sardagna 11ºRI Ibirama  SC
Hereny da Costa  11ºRI  Belo Horizonte  MG
Iraci Luchina 11ºRI Araraguá  SC 
Mariano Felix  11ºRI  Itatinga SP
Rafael Pereira 11ºRI  Mirandápolis  SP
Sebastião Clemente Machado  11ºRI  Rio Preto  SP
PESQUISA:
A FEB POR UM SOLDADO de Joaquim Xavier da  Silveira.
Do Terço Velho ao Sampaio da FEB.do Ten. Cel.Nelson Rodrigues de Carvalho.
(CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)

2 comentários:

  1. Que Deus tenha em seu lado direito esses bravos, reais e verdadeiros Heróis, me orgulho deles.... Uma lição para aqueles brasileiros que gostam de se agarrar a figuras simbólicas e mitológicas de outras nacionalidades!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Tudo que diz respeito à participação do Brasil na SGM me interessa. Uma observação apenas, com o objetivo de ajudar: o texto inicia falando sobre a tomada de Monte Catelo em dezembro de 1944, quando na verdade, a conquista daquele baluarte foi no dia 21 de fevereiro de 1945! Abraço a todos que apreciam e respeitam a história da FEB!!

    ResponderExcluir