sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOGAREIRO USADO PELA F.E.B

clique na foto para ampliar
O fogareiro depois de passar por uma manutenção, limpeza e remoção da ferrugem, peça rara de ser encontrada.
(acervo O Resgate FEB)                                                       
Como parte dos equipamentos de campanha americano usado pela FEB na Segunda Guerra Mundial.Este fogareiro marca Coleman, era de uso individual, porém a utilização não era de um por homem, mas sim aproximadamente um por grupo de soldados.O combustível era, preferencialmente, gasolina branca, e deveria ser verificada a ventilação para a utilização deste.Assim, haveria um uso mais seguro deste equipamento mesmo em ambientes confinados. Este equipamento deve ter sido muito útil aos pracinhas durante todo o rigoroso inverno italiano.  Fogareiro marca Coleman Stove pré-1945, modelo militar, fabricado desde 1941 para as Forças Armadas americanas.Completo com o cápsula em alumínio que se transforma em caneca e panela de pressão.Com os acessórios de época ,agulha para limpeza um bico, três telas e um chave para manutenção do mesmo.
Os militares dos EUA foram os maiores clientes da Coleman. Durante a Segunda Guerra Mundial, suas fabricas fabricaram projéteis para a Marinha e peças para B-17 e bombardeiros B-29. Mas sua contribuição mais valiosa para o esforço de guerra foi o desenvolvimento do Fogão bolso GI, cujas especificações pareciam impossíveis.
O fogão tinha que ser leve, não maiores que uma garrafa térmica, queimar qualquer tipo de combustível, e operarem clima de -55ºC a 51º C. Menos de 60 dias após o trabalho ter começado, a Coleman demonstrou um protótipo funcional. E em novembro de 1942, 5.000 de fogões Coleman entraram em batalha, quando as forças dos EUA invadiram o norte da África.
Os fogões queimam por duas horas com um copo de combustível de um Jeep ou de avião. Eles foram usados em cada campo de batalha na Europa e no Pacífico. Apareceram em tendas, trincheiras e abrigos subterrâneos de bombardeiros.


Uma foto bem rara, provando que o fogareiro foi utilizado pela FEB na Itália.
Foto: US National Archives Archival Recovery Program.(Dennison de Oliveira)

10 comentários:

  1. Que objecto estraordinário!!

    Uma lindissima e valiosa peça historica!!!

    Gostei de ver o seu blog=) bastante interessante!

    Um abraço

    Flávio Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and we'll talk about it.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um fogareiro idêntico que foi do meu avô. quanto vale ?

    ResponderExcluir
  4. tenho esse coleman militar, o mesmo modelo civil pós guerra e um idendico da gasol modelo 1500. por acaso a gasol tambem fabricou esses fogareiros para a FEB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Santesso do Brasil fez uma réplica para ser usado pelos pracinhas. Tenho um quase novo.

      Excluir
  5. Luiz
    tenho um da Gasol completo com todas as peças, sendo que a base é cromada, inclusive com a haste que segura as panelas em perfeito estado.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um fogareiro deste legítimo usado na segunda guerra mundial. Quero vender.se alguém se interessar, faça uma proposta. Sei que é muito valioso.

    ResponderExcluir