sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOGAREIRO USADO PELA F.E.B

clique na foto para ampliar
O fogareiro depois de passar por uma manutenção, limpeza e remoção da ferrugem, peça rara de ser encontrada.
(acervo O Resgate FEB)                                                       
Como parte dos equipamentos de campanha americano usado pela FEB na Segunda Guerra Mundial.Este fogareiro marca Coleman, era de uso individual, porém a utilização não era de um por homem, mas sim aproximadamente um por grupo de soldados.O combustível era, preferencialmente, gasolina branca, e deveria ser verificada a ventilação para a utilização deste.Assim, haveria um uso mais seguro deste equipamento mesmo em ambientes confinados. Este equipamento deve ter sido muito útil aos pracinhas durante todo o rigoroso inverno italiano.  Fogareiro marca Coleman Stove pré-1945, modelo militar, fabricado desde 1941 para as Forças Armadas americanas.Completo com o cápsula em alumínio que se transforma em caneca e panela de pressão.Com os acessórios de época ,agulha para limpeza um bico, três telas e um chave para manutenção do mesmo.
Os militares dos EUA foram os maiores clientes da Coleman. Durante a Segunda Guerra Mundial, suas fabricas fabricaram projéteis para a Marinha e peças para B-17 e bombardeiros B-29. Mas sua contribuição mais valiosa para o esforço de guerra foi o desenvolvimento do Fogão bolso GI, cujas especificações pareciam impossíveis.
O fogão tinha que ser leve, não maiores que uma garrafa térmica, queimar qualquer tipo de combustível, e operarem clima de -55ºC a 51º C. Menos de 60 dias após o trabalho ter começado, a Coleman demonstrou um protótipo funcional. E em novembro de 1942, 5.000 de fogões Coleman entraram em batalha, quando as forças dos EUA invadiram o norte da África.
Os fogões queimam por duas horas com um copo de combustível de um Jeep ou de avião. Eles foram usados em cada campo de batalha na Europa e no Pacífico. Apareceram em tendas, trincheiras e abrigos subterrâneos de bombardeiros.


Uma foto bem rara, provando que o fogareiro foi utilizado pela FEB na Itália.
Foto: US National Archives Archival Recovery Program.(Dennison de Oliveira)

4 comentários:

  1. Que objecto estraordinário!!

    Uma lindissima e valiosa peça historica!!!

    Gostei de ver o seu blog=) bastante interessante!

    Um abraço

    Flávio Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and we'll talk about it.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um fogareiro idêntico que foi do meu avô. quanto vale ?

    ResponderExcluir