sábado, 25 de junho de 2011

PROPAGANDA DE GUERRA - F.E.B.

Diariamente, duas estações de rádio eram ouvidas pelos soldados da FEB na Itália..A Rádio de Milão a chamada¨Voz da República Fascista¨e a Rádio de Berlim. A primeira, a rádio Auriverde, irradiava todos os dias das 13 às 13:45, dirigindo-se aos soldados brasileiros tentando minar o espirito, abater a moral e combatividade, concitando a passarem para o lado adversário.Na propaganda contra o Brasil eram em geral empregados expressões pejorativas.A guerra brasileira, as mentiras e afirmativas de que os pracinhas seriam mortos em pouco tempo caso não passassem para o lado do inimigo.A Rádio de Berlim dirigia-se ao soldado brasileiro das 13 ás 14 horas, irradiava notícias do Brasil, músicas brasileiras,etc.Nessas transmições de um modo geral, os nazi-fascistas procuravam despertar a simpatia para a Alemanha Nazista e a República Socialista Italiana de Mussolini.Rádio clandestina.Margarida Hirschaman, espiã que fazia as transmições em português incitando os pracinhas da FEB a se renderem.Na foto o momento de sua prisão após a rendição dos alemães.
A atividade de propaganda das organizações inimigas não se limitava ao rádio, ao seu lado estava distribuição de boletins, cartazes, jornais e filmes.
 Primeira página do jornal fascista¨La Stampa¨ em sua edição dominical de 3 de setembro de 1944, com o artigo bastante injurioso sobre a FEB na Itália, sob o título ¨Mercenários sobre os Alpinimos¨
Propaganda de guerra feito em boletins  lançados pela artilharia alemã nas linhas da FEB.Um boletim apresenta num lado uma moça em frente a um altar fazendo uma prece a Deus para que seu noivo, um soldado brasileiro, volte com vida para casa.No verso, resumindo um suposto noivo o soldado Aristides José da Silva, morto durante a campanha cujo contéudo consiste para uma deserção.
Muitos dos folhetos de propaganda nazista lançados nas linhas de frente brasileiras tinham o português do Brasil  e não de Portugal.                   
 Alguns folhetos de Guerra
Contra-espionagem.
Agente José Pessato Sobrinho, morto em ação em serviço de patrulhamento.Foi considerado o melhor agente do Serviço de contra-espionagem brasileiro na Itália.
Carteira de livre trânsito do agente Geraldo Batista de Araújo do Serviço contra-espionagem brasileiro na Itália
                PESQUISA
               Blog mauxhonepage FEB
               Fotos do arquivo do General Tácito Theôphilo Gaspar Oliveira
               Livros:Rádio Auriverde de Sylvio Back.
               Caçando espiões de Geraldo batista Araújo
               Eu estava lá de Elza Cansanção
               Ilustração: Henrique Moura.

2 comentários:

  1. Como é que ainda tem gente que quer associar o Nazismo à direita? O Nacional-Socialismo de Hitler e o Socialismo Soviético e Stalin são apenas duas variações do mesmo lixo imperialista. Até hoje os países onde isso foi implantado, quem manda é uma elite do Partido que é composta por uma gangue de milionários enquanto o resto da população é escravizada ou morre de fome. Coréia do Norte / Angola / Moçambique / Cuba / CHINA!!!! E por aí vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca vi um comentário tão burro quanto este

      Excluir