terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Cobra Fumando - Walt Disney - F.E.B

Alguns críticos diziam que seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra. Pois o Brasil entrou na Segunda Guerra e a Força Expedicionária Brasileira escolheu "A Cobra Fumando" como símbolo.
(clique na foto para ampliar)
                   Está cobra fumando é dos estúdios de Walt Disney em homenagem a FEB.
                       P0ster em homenagem a FEB do Clube Militar as famílias dos pracinhas.
                      (acervo O Resgate FEB)
Walt Disney, atendendo gentilmente a um apelo de O GLOBO, e rendendo, assim uma homenagem a todos os combatentes da FEB, interpretou especialmente para eles, na concepção magistral que a gravura reproduz, a já hoje histórica legenda com que os soldados do Brasil chegaram à frente italiana:"A cobra está fumando".
Nesta última criação do artista de fama universal, temos uma Cobra realmente belicosa, em atitude correspondente ao sentido da frase. O seu cachimbo não é o cachimbo da paz, dado a fumar ao estrangeiro na taba de Arakem. A cobra fuma de raiva, o bote armado, despejando contra o nazista toda a carga de peçonha dos seus dois Colts, que disparam simultâneamente.
E, na expressão decidida de mais essa personagem do elenco de Walt Disney, o mesmo sabor do grito de guerra do "pracinha": "A cobra está fumando!"
O humor intraduzível dessa epigrama que vem do mais profundo da alma do povo e ganha foros de lema para o combate.
Um grito de guerra sem jactância, a modéstia irônica dos nossos bravos rapazes camuflando o seu próprio denodo. Com o dito espirituoso eles disfarçam o sentido heróico dos feitos que as crônicas registram e as ordens do dia do comando superior consagram em repetidos louvores.
Walt Disney, que em sua passagem rápida pelo Rio de Janeiro colheu o estupendo flagrante de "Zé Carioca", lavra novo tento com essa perfeita representação gráfica da "verve" do Expedicionário, no símbolo de sua Cobra do desacato.
Autografada por Walt Disney
    Pesquisa :ANVFEB.                                                               

8 comentários:

  1. Olá amigo, obrigado por seguir o blog.
    Gostei muito da homenagem aos nossos heróis expedicionários.
    Tenho uma postagem sobre a tomada do monte castelo, realmente os brasileiros da FEB foram bravos guerreiros e mereciam ser mais lembrados.
    (http://portalescola.blogspot.com/2011/02/tomada-de-monte-castelo-21-de-fevereiro.html)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigos, preparei uma versão em alto contraste do desenho da cobra fumando do Walt Disney com a ajuda do Adobe Photoshop. Fiz rápido, mas já é de grande valia para uma versão mais detalhada a ser feita sobre essa base. http://felipestanque.blogspot.com.br/2013/04/cobra-fumando-de-walt-disney-para-forca.html Felipe Stanque Machado Junior

    ResponderExcluir
  3. Por favor, ano que vem pretendo estar no dia da vitória na Ucrânia e desejo muito estar com o uniforme brasileiro por lá. Tenho pesquisado muito mas para fala a verdade só em sites norte americanos que consigo informações sobre o uniforme dos pracinhas. Alguém sabe se há algum lugar no Brasil que venda réplicas do uniforme, seja lá qual for, de campanha ou de passeio mas tem que ser os adotados em terras além mar? Mas não vale uniforme caríssimo! Estou vendo os uniformes de campanha nos EUA e não passam de $320 isso incluindo o frete sem os coturnos mas com a polainas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, obrigado pela visita. Niltom no blog tem uma matéria UNIFORMES USADOS PELA FEB NA ITÁLIA e só procurar no PESQUISAR pode te ajudar. No Mercado Livre tem a venda reproduções de uniformes e patche , vale a pena procurar. Boa sorte e volte sempre.
    Henrique

    ResponderExcluir
  5. Revitalizei o desenho da Cobra Fumando, em virtude da turnê brasileira da Banda Sueca Sabaton, que fez uma musica em homenagem aos nossos herois brasileiros.

    Gostaria da opinião de vcs
    https://www.facebook.com/SabatonBrasil/photos/a.156163634566661.1073741828.135386929977665/272141242968899/?type=1

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa, ficou sensacional.
    Sucesso.
    Henrique Moura

    ResponderExcluir
  7. Vocês dignificam a nossa pátria, lembrando dos nossos heróis.

    ResponderExcluir
  8. Que esses heróis Brasileiros jamais sejam esquecidos, que sejam conteúdo escolar dos livros de história, isso é o mínimo que o MEC tem que fazer por aqueles que de verdade escreveram com sangue, com suas vidas, a nossa liberdade da escravidão Nazifascista. Parabéns! Saudações a todos Pracinhas da FEB. A Cobra vai Fumar! Brasil, Selva!

    ResponderExcluir