sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIPLOMA E MEDALHA SANGUE DO BRASIL-F.E.B


A Medalha de Sangue do Brasil foi criada por intermédio do Decreto-Lei nº 7.709, de 5 de julho de 1945 com o objetivo de a agraciar oficiais, praças, assemelhados e civis, destacados para o teatro de operações na Itália, e que ali tivessem sido feridos em consequência de ação objetiva do inimigo.
 Características:
Anverso: Sabre das Armas da República.Três estrelas vermelhas representando os três ferimentos recebidos pelo General Sampaio, no dia 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiuti e Guerra do Paraguai. Dois ramos de "Pau Brasil", orlando a medalha, lembram a Pátria e as origens de seu nome glorioso. Uma faixa arqueada está inscrita – Sangue do Brasil.
Reverso: esfera da Bandeira Nacional envolvida pelos dois ramos de "Pau Brasil".A fita é de cor vermelha com um friso central, dividido em três partes iguais com as cores nacionais: amarelo, verde e amarelo.
Este Diploma da Medalha de Sangue do Brasil foi entregue ao soldado Francisco de Oliveira do 11º RI, nasceu em Blunemau (SC) em 05/06/1923 ferido em combate em 10/06/1944 em Marrano (Itália) na Segunda Guerra Mundial.

(acervo O Resgate FEB)
(clique na foto para ampliar)
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário