terça-feira, 31 de agosto de 2010

SELOS - F.E.B

Lançamento dos selos em comemoração a vitória dos aliados e a Força Expedicionária Brasileira, carimbados em 22 de agosto de 1945 
(acervo  O Resgate FEB)

Medalhas Americanas da Segunda Guerra Mundial.

Medalha de campanha no Pacífico e Asia ,atribuída ao pessoal de serviço no teatro de operações da Asia e Pacífico entre 7 de dezembro e de 1941 e março de 1946.OBS: três estrelas equivale a um ano de campanha e aponta da flexa, desembarque de anfíbio.
(acervo  O Resgate FEB)
clique na foto para ampliar
                                                          
Medalha de campanha instituída pelo Presidente Frankin D Rooservet em 6 de novembro de 1941 aos que prestaram serviço as forças armadas americanas no teatro de operações. (acervo  O Resgate FEB)    

clique na foto para ampliar
                                                                                                               
MEDALHA EUROPA / AFRICA USA.
Medalha de campanha Europa /Africa era concedida para quem serviu no teatro de operações de 7 de dezembro de 1941 a 8 de novembro de 1945 nas forças armada americana.

 (acervo O Resgate FEB)                                                  
clique na foto para ampliar
                                                                                                             

QUADRO DE HERÓIS - FEB/CURVELO-MG


Galeria de Heróis - Tenentes Quirino, Pedro Rodrigues, Raimundo Olavo, Mariano, Geraldo Ribeiro, Licério, José Félix (Bajojo). Fotos obtidas na Exposição do Tiro de Guerra/Curvelo em 25/08/2010.
Nota: O 2º Te. Rui Lopes não consta na galeria de heróis de Curvelo; engano já reconhecido pelo ST Macena e reforçado por mim; dificuldades técnicas e falta de tempo hábil foram os motivos da não inclusão do referido Tenente no Quadro de Heróis.
A Galeria de Heróis é uma homenagem prestada aos ex combatentes curvelanos, pelo TIRO DE GUERRA 04/029-Curvelo/MG em 25/08/2010. Alusiva ao DIA DA VITÓRIA, foi organizada sob a chefia do SUB TENENTE MACENA, em sua inauguração, ocorrida em 06/05/2010 contou com a presença do TENENTE PEDRO RODRIGUES e do TENENTE RAIMUNDO, Familiares e demais homenageados.
Nesta oportunidade, agradeço a especial atenção recebida pelo ST Macena - Chefe de Instrução do TG 04/029.


ST. Macena - Henrique de Moura - visita à Exposição em 25/08/2010.

2º TENENTE Dr. RUY LOPES RIBEIRO

Texto: " RUI LOPES RIBEIRO – 2º Tenente (dentista) – Filho de Raymundo Lopes Ribeiro e de D. Idalina Cardoso Lopes Ribeiro, nasceu em Curvelo-MG, no dia 08 de fevereiro de 1912. Formado em Odontologia pela Faculdade Nacional de Medicina, onde estava matriculado no 1º ano médico – Faleceu em 15 de abril de 1945 no 16º Hospital de Evacuação, em Pistóia, vítima dos ferimentos recebidos em Montese no dia 14, por ação do inimigo. Deixou viúva Adahyl Bastos Lopes e uma filhinha Adahyl nascida em 11 de março de 1945. O Boletim Interno nº 127, de 10 de maio de 1945, do Regimento Tiradentes, na Itália, publicou o seguinte elogia, em sua 3ª Parte, Item III: “” Atuação destacada dos elementos 1/11º R.I. na jornada de 14 de abril, dia de fausto para os anais do 1/11º R.I., focalizo o nome de todos os oficiais e praças deste Batalhão, pelo patriotismo com que desempenharam as suas missões, ressaltado, no entanto, os nomes abaixo daqueles que julgo, numa primeira visão, merecedores de citações e recomendações: 2º Tenente Dr. RUY LOPES RIBEIRO – morto em ação quando atendia aos feridos do Batalhão nas encostas de Montaurígola. Embora não fosse de sua missão, atendendo ao grande numero de feridos e as dificuldades para prestar rápidos socorros aos mesmos, ofereceu-se espontaneamente ao Chefe do S.,S. para cooperar com os conhecimentos de medicina que possuía. Sem titubear, num destacado gesto de heroísmo, o Tenente Ruy Lopes Ribeiro deu uma demonstração de coragem à toda prova, sucumbindo heroicamente no campo de luta. É com orgulho que o 1º Batalhão reverencia o Tenente Ruy que integra o quadro já números dos que tombaram no campo de batalha, cumprindo nobremente o seu dever. Indicado o seu nome para as altas condecorações de guerra, aproveita este Comando para propor a promoção do Tenente Ruy por atos de bravura. a) Delmiro Pereira de Andrade – Coronel Comandante – Agraciado com as Medalhas de Campnha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 1ª Classe.”"
Sepultura no Memorial Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial no Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro)
 Foto: Henrique Moura

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CANTIL US


 Cantil usado na Segunda Guerra pelo exército americano.
(acervo O Resgate FEB)

CN / CURVELO NOTÍCIAS - Reportagem


Página do Jornal Curvelo Notícias (data desconhecida) que traz uma reportagem sobre os "Pracinhas" Curvelanos.
Nas fotos: Tenentes José Felix (Bajojo) e Pedro Rodrigues
 (clique na foto para ampliar)

TENENTE PEDRO RODRIGUES...lembranças de um homem simples, de olhar terno, humilde, que parece não ter vivido a dureza da guerra. Hoje cuida de orquídeas (hobby de sua filha) e faz trabalhos manuais em madeira.

- Nome: Pedro Rodrigues
- Data de Nascimento 30/09/1922
-Convocado
- Rio de Janeiro para Nápolis/Itália
-6º RI de São Paulo
-Ferido dia 20/04/1945 em Zoca (Code: Morteiro)
- Sua Companhia (3ª) perdeu 18 homens
- Em Vogueria, durante patrulha foram avistados quatro soldados alemães montados em burros que também carregavam munição; seu superior, um sargento, ordenou que os metralhassem. Ainda, questionou a ordem se era mesmo necessário; recebida nova ordem, disparou uma rajada com a sua ponto 30 matando a todos, soldados e os animais.
-Utilizava um fuzil/Mauzer rajada de 20 tiros
-Lembra dos amigos Eurípedes (Pinduca, Batalhão Engenharia), o Darci, Licério Ribeiro Guimarães (cozinheiro), Quirino Henrique de Freitas (Padioleiro) e Geraldo Ribeiro Guimarães (ainda vivo), Pedro Francisco.
O treinamento, dentro do vulcão Vesúvio, durou 30 dias. Seu pelotão havia seis brancos e um negro que os alemães alardeavam que comia seres humanos vivos.Seu batalhão perderam 18 homens em combate.

TENENTE PEDRO RODRIGUES--F.E.B

Dog tag (placa de identificação) do Tenente Pedro Rodrigues
TEN. PEDRO RODRIGUES - EXIBE A CAIXA DE MUNIÇÃO DE SUA PONTO 50

TENENTE PEDRO RODRIGUES - AOS 88 ANOS DE MUITA LUCIDEZ.
DETALHE - CAIXA DE MUNIÇÃO
TENENTE PEDRO RODRIGUES - RETRATO PINTADO PÓS GUERRA EM CURVELO
QUADRO COM INSÍGNIAS E MEDALHAS RECEBIDAS PELO TEN. PEDRO RODRIGUES.
DIPLOMA DE CAMPANHA - TENENTE PEDRO RODRIGUES
CERTIFICADO DE FERIMENTO EM COMBATE - TENENTE PEDRO RODRIGUES.
CERTIFICADO DE RESERVISTA 1ª CLASSE - TENENTE PEDRO RODRIGUES.
DIPLOMA CONFERIDO AO TEN. PEDRO RODRIGUES PELO LEGISLATIVO MUNICIPAL - CURVELO/MG.
Carteira de Identificação - Tenente Pedro Rodrigues

HENRIQUE DE MOURA PAULA PINTO

Amigos,
hoje inauguro meu blog.É com grande alegria e emoção poder, antes de tudo, aprender, conhecer, o que for possível sobre a FEB. Não tenho a pretensão de ser um historiador, apenas colaborar na divulgação daqueles homens heróicos, apresentando matérias, fotos, diálogos. sou detentor de uma pequena coleção de peças (vestuário, diplomas, capacetes, flâmulas, medalhas, etc) relacionadas ao assunto.
Recentemente, estive em minha cidade natal a de coração Curvelo (MG), sou de Belo Horizonte (MG) e radicado em Brasília (DF), e tive em duas oportunidades estar ao lado de dois ex combatentes remanescentes de um grupo grande saído de Curvelo.Ouvi histórias fantásticas sobre os feitos destes soldados, fotos originais, documentos,uniformes e outras peças trazidas por eles.
Oportunamente, à medida em que for ordenando o material recolhido, publicarei neste blog, com o único intuito de ajudar na manutenção da memória Febiana.
Henrique Moura e o Tenente Pedro Rodrigues ex-combatente de Curvelo -MG.