quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PATCH DO 5º EXÉRCITO US - Segunda Guerra Mundial

O Quinto Exército dos Estados Unidos foi uma das principais formações do exército USA no Mediterrâneo durante a Segunda Guerra mundial. Foi ativado em 5 de janeiro de 1943 em Qujida, Marrocos Francês e responsável pela defesa da Argélia e Marrocos. Também foi dada a responsabilidade pelo planejamento da parte americana da invasão do continente Italiano. Era comandado pelo Tenente General Mark W. Clark. O Quinto Exército não só se tornou  o primeiro exército americano para iniciar a luta no continente europeu na Segunda Guerra , mas também e o primeiro a ganhar uma batalha  no continente  e os primeiros a libertar uma capital européia.A chegada dos brasileiros foi uma boa notícia para o General Mark Clark que precisava de reforços na Itália. A FEB se junta ao Quinto Exército ao qual estaria subordinada e ao 8º Exército Britânico que em suas fileiras reunia canadenses, sul africanos e indianos .Ao lado desses , também estavam membros da Resistência francesa, marroquinos e os partisans italianos (guerrilheiros antifascistas). Assim os brasileiros se juntavam aos exércitos de diferentes nações no esforço de guerra contra o nazismo.
Este patch do 5º Exército dos Estados Unidos da América, em bouillon feito em Nápoles pelas bordadeiras,  modelo muito trazido pelos pracinhas.
(acervo O Resgate FEB)
 
(clique na foto para ampliar )
Mark Waeyne Clark  Itália 1944.
                                                        

2 comentários:

  1. Meu pai Silvio Noguez Alves participou da II guerra nos teatros de operacoes da Italia e fez parte como bom brasileiro de ter contribuido aos USA e o quinto exercito anericano. Orgulho para mim, Daniel Alves

    ResponderExcluir
  2. Um grande herói , se ainda estiver em vida diga a ele que sou grato pelos seus serviços prestados . 💪🇧🇷

    ResponderExcluir